Julgue os itens a seguir, a respeito das idéias e das estrut...
De acordo com o texto, é indiferente a escolha de um padrão de modulação para TV digital, porque todos permitem a transmissão para recepção móvel.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Exatamente. TV digital, quer no Brasil, Japão, EUA, todos têm. Além disso, todos permitem integrá-la à recepção móvel (TV digital no celular). Todavia, existe uma pequena diferença entre as operadoras e que a questão não aborda: a solução japonesa é diferente em relação às demais, pois, TV digital e tecnologia móvel estão integradas, vêm 'no mesmo pacote'. Ao passo que na solução desenvolvida em outros países, para acesso à banda digital via celular, faz-se necessário adquirir um serviço à parte.
Indiferente se mostrou o cérebro do examinador do CESPE a qualquer sutileza de raciocínio!
O item tem a ousadia de afirmar que "De acordo com o texto, é indiferente a escolha de um padrão de modulação para TV digital, porque todos permitem a transmissão para recepção móvel".Ora, a escolha é ou não indiferente de acordo com o critério que se adote (ex: indiferente para o usuário doméstico, indiferente quanto à transmissão para recepção móvel), mas não se pode generalizar levianamente como fez a banca. Indiferente para quem? Segundo que critérios? Reparem que o texto não generaliza, tanto que em duas passagens, deixa claro que "para essa questão específica, a escolha da modulação é indiferente" (l. 21-22) e "novamente, nessa questão específica, a escolha da modulação é indiferente" (l.26-27). A banca, ao contrário, afirma categoricamente - "É INDIFERENTE" - e ainda tenta empurrar uma suposta explicação introduzida pela conjunção "porque".
Portanto, o item tem pelo menos duas falhas graves. A primeira é que a escolha do padrão não é tão indiferente assim, tanto que houve toda a controvérsia a respeito! O próprio texto cita uma diferença (l. 6-10): "No caso do padrão europeu, por exemplo, a transmissoão para recepção móvel teria de usar a banda reservada para telefonia celular..."
Creio que o item seria até aceitável se não incluísse o trecho "porque todos permitem a transmissão para recepção móvel". Com essa fictícia relação explicativa, a banca condenou ao erro todos os candidatos atentos (justamente os que deveriam escapar das famigeradas, porém honestas, pegadinhas). Para que fique mais claro o absurdo da lógica cespiana nesta infeliz questão, vejamos uma proposta alternativa de item, igualmente "certa" pelos critérios da banca: "De acordo com o texto, é indiferente a escolha de um padrão de modulação para TV digital, porque todos transmitem ondas eletromagnéticas".
Vejam bem, colegas.. o texto realmente passa a ideia de que a escolha do padrão é indiferente. Só que, ao contrário do item, o texto se apoia em vários critérios, que, somados, levam à conclusão lógica da indiferença. O item tenta fazer a mágica de chegar à mesma conclusão ("é indiferente") baseado num único fato ("todos permitem recepção móvel"), e o resultado é esse que estamos acostumados a ver em questões de interpretação de texto do CESPE.
Não somente isso, mas tudo bem
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo