Sobre a realização do exame citopatológico em mulheres hist...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2172467 Medicina
Sobre a realização do exame citopatológico em mulheres histerectomizadas, analise as proposições abaixo.

I. O rastreamento realizado em mulheres sem colo do útero devido à histerectomia por condições benignas apresenta menos de um exame citopatológico alterado por mil exames realizados.
II. Mulheres submetidas à histerectomia total por lesões benignas, sem história prévia de diagnóstico ou tratamento de lesões cervicais de alto grau, podem ser excluídas do rastreamento, desde que apresentem exames anteriores normais.
III. Em casos de histerectomia por lesão precursora ou câncer do colo do útero, a mulher deverá ser acompanhada de acordo com a lesão tratada.

É correto o que se afirma em
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

O exame citopatológico, também conhecido como preventivo ou Papanicolau, é um importante procedimento para a detecção precoce do câncer do colo do útero. No caso de mulheres histerectomizadas, ou seja, que tiveram o colo do útero removido cirurgicamente por condições benignas ou malignas, o rastreamento pode ser diferente. A alternativa D é a correta, pois todas as proposições são verdadeiras. A primeira afirma que a taxa de exames citopatológicos alterados em mulheres histerectomizadas por condições benignas é muito baixa. Já a segunda afirma que mulheres sem histórico prévio de lesões cervicais de alto grau e com exames anteriores normais podem ser excluídas do rastreamento. A terceira afirma que mulheres que tiveram histerectomia por lesão ou câncer do colo do útero devem ser acompanhadas de acordo com a lesão tratada. É importante lembrar que cada caso deve ser avaliado individualmente por um profissional de saúde capacitado.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo