A frase que apresenta pontuação inteiramente adequada é:
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Vejamos as alternativas incorretas:
a) Ainda, que tenha se aproximado dos poetas concretos, Paulo Leminski deixou uma obra poética que não se reduz ao concretismo, mas, que é caracterizada, antes de tudo por uma dicção, extremamente pessoal, avessa a todas as tentativas de rotulação.
Temos um erro grotesco e desconexo de grafia logo no início do período, além de falta de outra vírgula para "fechar" o adjunto adverbial deslocado "antes de tudo"
b) Ainda que tenha se aproximado dos poetas concretos, Paulo Leminski, deixou uma obra poética, que não se reduz ao concretismo mas que é caracterizada, antes de tudo, por uma dicção extremamente pessoal avessa, a todas as tentativas de rotulação.
Erro clássico, sujeito e verbo NUNCA se separam por vírgula.
c) Ainda que tenha se aproximado dos poetas, concretos, Paulo Leminski deixou uma obra poética que, não se reduz ao concretismo, mas que é caracterizada antes de tudo por uma dicção extremamente pessoal, avessa a todas, as tentativas de rotulação.
Essa tem tanto erro que não da nem pra contar, apontemos o mais grotesco, em vez de usar a vírgula para separar a oração adjetiva, ele usou a vírgula depois do pronome relativo "que" totalmente desconexo e perceptível.
d) Ainda que tenha se aproximado, dos poetas concretos, Paulo Leminski deixou uma obra poética, que não se reduz ao concretismo, mas que é caracterizada antes de tudo, por uma dicção extremamente pessoal, avessa a todas as tentativas de rotulação.
Essa apresenta um erro clássico também, vírgula separando Verbo de seu complemento, observe, a transitividade do verbo "aproximar-se" diz que ele é verbo transitido indireto, tendo como objeto indireto o termo "dos poetas concretos", e mais uma frizando que a vírgula jamais vai separar o verbo de seu complemento.
e) Ainda que tenha se aproximado dos poetas concretos, Paulo Leminski deixou uma obra poética que não se reduz ao concretismo, mas que é caracterizada, antes de tudo, por uma dicção extremamente pessoal, avessa a todas as tentativas de rotulação.
Está corretamente portuada.
forte abraço.
Pra ficar correto não teria que ser? Ainda que SE tenha...."
Seu raciocínio está correto, porém as partículas se e que não são pronomes.
Vejamos.
O verbo aproximar é vtdi. > quem aproxima, aproxima alguma coisa a outra.
Na frase o que faz parte da conjunção concessiva -Ainda que-, o que não deixa de ser atrativo.
Porém o se é uma piv
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo