Na bula de um fitoterápico elaborado com base na planta Harp...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2016 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: SES-DF
Q1223656 Farmácia
Na bula de um fitoterápico elaborado com base na planta Harpagophytum procumbens, conhecida como garra-do-diabo, consta as seguintes informações: Apresentação: comprimido com revestimento gastrorresistente para administração oral. Composição: extrato seco da raiz de Harpagophytum procumbens (200 mg) e excipientes (celulose microcristalina, talco, polivinil acetato ftalato, ácido esteárico, estearato de magnésio, croscarmelose sódica, dióxido de silício, hipromelose e polietilenoglicol). Indicações: tratamento de doenças reumáticas e desordens degenerativas do sistema locomotor, como artrite e artrose; e tratamento de dor lombar baixa. Interações medicamentosas: a garra-do-diabo pode interagir com fármacos utilizados no tratamento de desordens cardíacas, como os fármacos antiarrítmicos. Com base nas informações apresentadas, julgue o item que se segue.
Esse fitoterápico apresenta extrato seco na sua composição e, como a maioria dos sólidos orais, prescinde da realização de ensaios microbiológicos na fase de controle de qualidade.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Para resolver esta questão, precisamos compreender alguns conceitos de Farmacognosia e Farmacobotânica, além de conhecimentos sobre o controle de qualidade de medicamentos fitoterápicos.

A questão apresenta um fitoterápico à base de Harpagophytum procumbens, conhecido como garra-do-diabo. Este fitoterápico é um extrato seco e, como indicado, é utilizado para tratar condições como artrite e artrose.

Agora, vamos analisar o gabarito:

A alternativa correta é: E - errado

Por que a alternativa é "errado"?

Contrário ao que é afirmado no enunciado, é incorreto afirmar que a maioria dos sólidos orais, incluindo fitoterápicos, não necessita de ensaios microbiológicos na fase de controle de qualidade. Na verdade, todos os medicamentos, incluindo fitoterápicos, devem passar por rigorosos testes microbiológicos para garantir sua segurança e eficácia. Esses testes são essenciais para verificar a ausência de contaminação por bactérias, fungos e outros microrganismos patogênicos.

Por que a alternativa "C - certo" está incorreta?

A alternativa "C" estaria correta apenas se os ensaios microbiológicos não fossem um requisito para o controle de qualidade, o que não é o caso. O controle microbiológico é uma etapa fundamental para garantir que o produto não oferece riscos à saúde do consumidor.

Em síntese, a necessidade de realizar ensaios microbiológicos é uma prática padrão na indústria farmacêutica, mesmo para fitoterápicos em forma de sólido oral.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Prescinde: dispensar, renunciar, abster-se, recusar, renegar, escusar, rejeitar, privar-se, coibir-se.

A realização desses ensaios microbiológicos é imprescindível na fase de controle de qualidade.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo