A respeito do quadrinho, analise as afirmativas a seguir: I...
I. Ao passar parte da fala do homem para o discurso indireto, ficaria correta a frase “O homem pediu à mulher que trouxesse um copo de água bem gelada para ele”.
II. Na fala da mulher, ficaria correto substituir devia por deveria.
III. Há marcas linguísticas na fala do homem que caracterizam o registro coloquial.
Assinale
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (3)
- Comentários (10)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Para entender a questão em análise, vamos dissecar cada afirmativa de maneira clara:
Afirmativa I: A transformação da fala direta em discurso indireto está correta. A frase "O homem pediu à mulher que trouxesse um copo de água bem gelada para ele" mantém o sentido original, mas agora expressa as palavras do homem através do relato do narrador.
Afirmativa II: A substituição de "devia" por "deveria" é apropriada. Isso se deve à conjugação do verbo "dever" na terceira pessoa do singular do pretérito imperfeito do indicativo, que corresponde ao sujeito "você". Portanto, "deveria" está gramaticalmente correto.
Afirmativa III: O uso de expressões informais como "tá", que é a forma reduzida de "está", indica o registro coloquial na fala do homem. Esse tipo de linguagem é comum em diálogos informais e reflete o uso cotidiano da língua.
Levando em conta as explicações acima, concluímos que todas as afirmativas são corretas. Dessa forma, a resposta certa para a questão é a alternativa C, que afirma que todas as afirmativas estão corretas.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Discurso indireto, ok.. discurso indireto é quando o narrador comenta as ações dos personagens, isso percebe-se em "O homem pediu à mulher"..
esse alguém - narrador - relata o fato consumado.
II - deveria está correto, vide o verbo na sua forma..
eu devia (ter feito a redação)
tu devias ( ter feito a redação)
ele/ela deveria
* Cabe lembrar que a forma de tratamento "você" exige o verbo conjugado na terceira pessoa.
III - há essas marcas não-formais, sem sombra de dúvidas.. "tá" -> forma coloquial de "está"Logo, assinale a alternativa C
ao contrário do Décio, creio que tempo do DEVIA é Pret. Imperfeito (eu devia/ tu devias/ ele devia). O que é sugerido pelo item II é o Futuro do Pretérito (eu deveria/ tu deverias/ ele deveria) deixando a frase correta!
Abraços
O verbo "devia" está no pretérito perfeito.
Nos casos em que o verbo no pretérito perfeito denota consequência de um fato hipotético, ele pode ser substituído pelo por verbo no futuro do pretérito.
Por exemplo:
Houvesse estudado mais, passava em primeiro lugar. (CORRETO - pretérito perfeito)
Houvesse estudado mais, passaria em primeiro lugar. (CORRETO - futuro do pretérito)
No caso do item em comento é a mesma coisa, portanto, correta a assertiva.
O uso de DEVIA remete ao PRETÉRITO IMPERFEITO DO INDICATIVO, uma ação que não foi totalmente concluída. Contudo, este não é o caso. A intenção da fala é, certamente, indicar hipótese/incerteza futura, tornando-se adequado o uso do FUTURO DO PRETÉRITO DO INDICATIVO.
No caso, por se dirigir a fala a alguém, o ideal seria o uso da 2º pessoa do Singular (TU DEVIAS), todavia o uso do VOCÊ permite a utiização da 3º pessoa ( VOCÊ DEVERIA).
Portanto, é CORRETO substituir DEVIA por DEVERIA.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo