As palavras, mais que a classificação morfológica, têm també...
Leia o texto a seguir para responder às próximas sete questões.
“Sentimento que não espairo; pois eu mesmo nem acerto com o mote disso – o que queria e o que não queria, estória sem final. O correr da vida embrulha tudo, a vida é assim: esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem. O que Deus quer é ver a gente aprendendo a ser capaz de ficar alegre a mais, no meio da alegria, e inda mais alegre ainda no meio da tristeza! Só assim de repente, na horinha em que se quer, de propósito – por coragem. Será? Era o que eu às vezes achava”
(ROSA, João Guimarães. Grande Sertão: veredas. 1994. P. 449).
As palavras, mais que a classificação morfológica, têm também uma classificação sintática, esta devida de acordo com as funções que ocupam no texto, podendo, por vezes, a mesma unidade ocupar lugares diferentes em frases. Com base na morfossintaxe, assinale a alternativa correta:
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: A - Sentimento que não espairo (l. 1): pronome relativo.
Vamos entender o porquê dessa alternativa ser a correta e as outras não.
A questão aborda a morfossintaxe, que é a análise da função e da forma das palavras em uma sentença. Para resolver essa questão, é necessário ter conhecimento tanto de morfologia (a forma das palavras) quanto de sintaxe (a função das palavras na frase).
Vamos analisar cada alternativa:
A - Sentimento que não espairo (l. 1): pronome relativo.
Correto! O termo "que" é um pronome relativo, pois retoma o substantivo "Sentimento" e introduz uma oração subordinada adjetiva que caracteriza este sentimento. Ele tem a função de conectar duas orações.
B - Alegre a mais (l. 4): locução adjetiva.
Incorreto! A expressão "a mais" não é uma locução adjetiva. Ela funciona como um advérbio de intensidade, modificando o adjetivo "alegre". Uma locução adjetiva é uma expressão que exerce função de adjetivo, como "de vidro" em "copo de vidro".
C - De propósito (l. 5): conjunção.
Incorreto! A expressão "de propósito" é uma locução adverbial de modo, indicando como algo é feito. O termo "de" é uma preposição dentro dessa locução, não uma conjunção. Conjunções são palavras que conectam orações ou termos de mesma função, como "e", "mas", "porque".
D - Coragem (l. 5): adjetivo.
Incorreto! "Coragem" é um substantivo, não um adjetivo. Substantivos são palavras que nomeiam seres, coisas, sentimentos, etc. Já adjetivos são palavras que expressam qualidades, características dos substantivos, como "corajoso".
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Troque o ''QUE'' por ''O QUAL e suas variações'' manteve sentido é pronome relativo. Caso não obtenha sentido é uma conjunção integrante.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo