O principal argumento utilizado pela teoria econômica para ...
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (23)
- Comentários (4)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Externalidade é a consequência indireta que uma atividade pode produzir sobre terceiros. Ela ocorre quando um efeito externo é causado sobre quem não possui relação direta com a ação. Existem dois:
Externalidade positiva: Quando a atividade proporciona ganhos indiretos, produzindo um resultado benéfico para terceiros.
Externalidade negativa: quando a atividade causa prejuízos indiretos, produzindo um resultado maléfico para terceiros.
Fonte: Suno Research em <a href="https://www.sunoresearch.com.br/artigos/externalidade/">Externalidade: como avaliar um investimento além dos números</a>
GABARITO B
expressivas externalidades econômicas positivas
pesquisa e inovação são atividades que trazem benefícios para toda a sociedade, ou seja, externalidades positivas
letra c) não tem nd a ver, justamente pq pesquisa e inovação são benéficas para a sociedad
as letras a) e d) falam em beneficiar somente o setor privado, o que teoricamente não justificaria a concessão de subsídios públicos
O principal argumento utilizado pela teoria econômica para defender a concessão de subsídios públicos às atividades de pesquisa e inovação é que essas atividades geram expressivas externalidades econômicas positivas.
- B) Expressivas Externalidades Econômicas Positivas: As atividades de pesquisa e inovação frequentemente resultam em benefícios que vão além do retorno privado para as empresas que realizam essas atividades. Essas externalidades positivas podem incluir avanços tecnológicos que beneficiam toda a sociedade, como melhorias na saúde pública, aumento da eficiência energética, ou o desenvolvimento de novas indústrias. Como as empresas podem não conseguir capturar todos os benefícios gerados por suas inovações (pois parte deles é desfrutada por terceiros), os subsídios são justificados como uma forma de incentivar essas atividades.
A) Reduzidos Custos Irrecuperáveis (Sunk Costs): Embora a pesquisa e inovação possam envolver custos irrecuperáveis, esse não é o principal argumento para a concessão de subsídios.
C) Reduzidos Benefícios Sociais: Esta afirmação é contraditória ao argumento de que subsídios são concedidos precisamente para aumentar os benefícios sociais.
D) Elevados Benefícios Privados: Embora inovações possam gerar altos benefícios para as empresas, o argumento para subsídios se baseia mais nos benefícios sociais e nas externalidades positivas do que nos benefícios privados.
E) Forte Concorrência entre as Empresas Potencialmente Inovadoras: A concorrência é um fator a ser considerado, mas não é o principal argumento para a concessão de subsídios públicos.
Portanto, a resposta correta é B) Expressivas Externalidades Econômicas Positivas. Se precisar de mais explicações ou tiver outras perguntas, estou à disposição!
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo