Na abordagem monetarista proposta por Friedman, o principal...
Nessa abordagem, os bancos centrais deveriam abster-se de usar políticas monetárias expansionistas com o objetivo de fomentar o PIB real e o nível de emprego nas economias de mercado, porque tais políticas tenderiam a
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (3)
- Comentários (6)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Política Monetária Expansionista
Objetivo: Aumentar a liquidez da moeda na ecomomia e reduzir os juros (estimular o consumo)
Efeito: Aumento da inflamação
Política Monetária Contracionista ou Restritiva
Objetivo: Reduzir a oferta de moeda e aumentar os juros
Efeito: Redução da inflação
Política Monetária Expansionista
Efeito: Aumento da inflação
No modelo de Friedman, a variação do nível de preços é função direta da expansão monetária. Ou seja, a expansão monetária provoca a inflação.
Para Friedman, somente uma inflação em aceleração impediria a adaptação dos trabalhadores às variações dos preços registradas e uma política de expansão monetária pode reduzir o nível de satisfação dos trabalhadores.
Além disso, salários reais esperados superiores aos vigentes seriam apenas uma ilusão passageira, que corresponde ao período entre a expansão monetária e o ajuste dos preços e dos salários.
Dada ineficácia do expansionismo monetário, Friedman se opõe a seu uso.
Fonte: Economia monetária e financeira: teoria e política
Resposta: A
Na abordagem monetarista proposta por Milton Friedman, a ênfase está na manutenção da estabilidade do nível geral de preços. Friedman argumenta que as políticas monetárias expansionistas, que tentam estimular o PIB real e o emprego, podem levar a uma inflação crescente no longo prazo. A ideia é que aumentar a oferta de moeda sem um correspondente aumento na produção levará a um aumento geral dos preços.
Portanto, a resposta correta é:
A - acelerar a inflação no longo prazo.
- Friedman sustentava que as políticas monetárias expansionistas não são eficazes para promover crescimento sustentável no longo prazo e tendem a criar pressões inflacionárias. Assim, a estabilidade dos preços é vista como fundamental para o funcionamento saudável da economia, e os bancos centrais devem evitar o uso de políticas que possam acelerar a inflação.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo