No caso das fontes, o padrão mais utilizado nos dias de hoje...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1125449 Noções de Informática
O termo Hardware diz respeito aos computadores pessoais e aos equipamentos embarcados em produtos que necessitam de processamento computacional, como os dispositivos encontrados em equipamentos hospitalares, automóveis, aparelhos celulares, entre outros, referindo-se à parte física do computador. Em relação a Hardware, julgue, como VERDADEIRO ou FALSO, os itens a seguir.
No caso das fontes, o padrão mais utilizado nos dias de hoje é o ATX (Advanced Tecnology Extendend), que surgiu em meados de 1996 e que também especifica formatos de gabinetes de computadores e de placas-mãe. Atualmente, existem 4 tipos de formatos de fontes para placasmãe no mercado: ATX12V-1.x, ATX12V-2.x, ESP12V e FTX24V.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Gabarito: E - errado

A questão aborda o tema sobre os padrões de fontes de alimentação de computadores, especificamente o padrão ATX (Advanced Technology Extended) e suas variantes. Esse padrão foi estabelecido para definir as dimensões, a alimentação elétrica e o conector para placas-mãe e outros componentes de computadores, garantindo a compatibilidade entre diferentes peças de hardware.

É destacado que o padrão ATX surgiu em meados de 1996 e influencia não apenas fontes de alimentação, mas também o formato de gabinetes e placas-mãe. No entanto, a afirmação de que existem 4 tipos de formatos de fontes para placas-mãe mencionados como ATX12V-1.x, ATX12V-2.x, ESP12V e FTX24V contém uma imprecisão.

Os formatos ATX12V-1.x e ATX12V-2.x realmente existem e são evoluções do padrão original de fontes ATX, adaptados para diferentes necessidades de fornecimento de energia, principalmente para suportar CPUs com maior demanda energética. No entanto, o padrão ESP12V (ou EPS12V - Entry-Level Power Supply Specification) é voltado para servidores e sistemas de alta performance, não sendo um formato padrão para placas-mãe comuns, e o FTX24V não é um padrão reconhecido.

Um erro comum ao estudar esses padrões é a confusão entre os diferentes tipos e suas aplicações especificas. Para evitar esses equívocos, é importante se familiarizar com as principais especificações e suas aplicações, lembrando que o ATX e suas variantes são direcionados para o mercado de consumo e PCs em geral, enquanto padrões como o EPS12V são voltados para servidores e computadores de alto desempenho.

Portanto, a alternativa correta é E - errado, pois a informação sobre os tipos de formatos de fontes para placas-mãe está incorreta.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito(ERRADO)

ATX (acrônimo para Advanced Technology Extended) é um padrão criado no ano de 1995 pela Intel, abordando quatro grandes áreas de melhorias, maior facilidade de uso, melhor apoio para os atuais e futuros dispositivos de entrada e saída, melhor suporte para atuais e futuras tecnologias de processadores e redução de custo do sistema.

O padrão ATX corrigiu vários problemas relativos a limitações de seu padrão anterior, o AT, inúmeras revisões já foram feitas e atualmente o padrão encontra-se na versão 2.2. Hoje em dia esse formato ainda é o mais usado nos computadores pessoais vendidos no mercado, mesmo com o lançamento do padrão BTX pela Intel em 2003, que seria considerado seu sucessor mas atualmente o desenvolvimento desse padrão está parado.

Dependendo do tipo de processador utilizado, a fonte pode ter outras configurações de conectores. Existem cinco versões modificadas do padrão ATX de fonte, utilizados em tipos especiais de processadores, que são:

1-WTX: Conector principal de 24 pinos, utilizado pelos processadores Pentium II, Pentium III, Xeon e Athlon MP.

2-AMD GES: Conector principal de 24 pinos, além de um conector secundário de 8 pinos, utilizados por alguns processadores Athlon de núcleo duplo.

3-ATX12V: Conector principal de 20 pinos, além de um conector secundário de 4 pinos e um conector terciário de 8 pinos, utilizado por processadores Pentium 4, Athlon MP e Athlon 64.

4-EPS12V: Conector principal de 24 pinos, além de conectores secundário e terciário de 8 pinos, utilizados por processadores Xeon e Opteron.

5-ATX12V 2.0: Conector principal de 24 pinos, além de um conector secundário de 4 pinos, utilizado por processadores Pentium 4 e Athlon 64.

Muito útil para um cargo de Assistente Administrativo...

Desculpa pelo comentário, mas essa aqui não sei nem errar kkkk

Eu marquei ERRADO por causa da palavra " FTX24V"

Por dedução (apenas especulativa) imaginei que 24V significava 24 volts, o que não seria convencional no mundo dos Eletrônicos, já que o padrão é 12 Volts..

Não sei se meu raciocínio está correto, mas se não fosse isso NUNCA que eu encontraria outra forma de ler.. Nem sei ler esse enunciado.

Pegou pesado na questão, considerando o cargo.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo