O princípio da publicidade deve nortear, em quaisquer circun...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q259952 Ética na Administração Pública
Considerando o Código de Ética Profissional do Servidor Público
Civil do Poder Executivo Federal, julgue os itens que se seguem.

O princípio da publicidade deve nortear, em quaisquer circunstâncias, a execução de todos os serviços sob a responsabilidade de servidor público.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Vamos analisar o enunciado da questão, que aborda o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal. O foco é o princípio da publicidade, que é um dos princípios da administração pública.

No contexto deste código, o princípio da publicidade refere-se à transparência dos atos administrativos, permitindo que a sociedade tenha acesso às informações de interesse público. Entretanto, é importante lembrar que esse princípio possui limites.

Agora, vamos à análise das alternativas:

Alternativa Correta: E - Errado

A alternativa está correta ao indicar que a assertiva é errada. O princípio da publicidade não deve nortear em quaisquer circunstâncias a execução de todos os serviços. Existem exceções, como informações sigilosas ou protegidas por lei que não podem ser divulgadas indiscriminadamente. Dessa forma, nem todos os serviços sob a responsabilidade de um servidor público devem ser executados com publicidade irrestrita.

Alternativa Incorreta: C - Certo

Esta alternativa estaria correta se o princípio da publicidade fosse absoluto, mas não é o caso. Existem restrições legais e éticas que limitam a divulgação de certas informações, como dados pessoais ou informações de segurança nacional, entre outros.

Portanto, a compreensão correta do princípio da publicidade envolve saber que ele deve ser aplicado respeitando as restrições impostas por outras normativas legais.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Não é em qualquer circunstância! Pois existem as exceções de SIGILO!

Capitulo I - Seção I
Das regras deontólogicas

"VII - SALVO os casos de segurança nacional, investigações policiais ou interesse superior do Estado e da Administração Pública, a serem preservados em processo previamente declarado sigiloso, nos termos da lei, a publicidade de qualquer ato administrativo constitui requisito de eficácia e moralidade, ensejando sua omissão comprometimento ético contra o bem comum, imputável a quem negar,"

Bons estudos!!!!!!!

GABARITO: ERRADO
 
Olá pessoal,

     Cuidado com as palavras como: Apenas, só, unicamente, necessariamente, absoluta, única, sempre, mesmo, TODAS, automaticamente, depende, suficiente, somente, excepcionalmente, em qualquer hipótese, nunca, única, nenhuma hipótese, obrigatoriamente, qualquer, a mesma, expressamente, exclusivamente, permite etc...

     São termos extrapoladores, denotam exageros. Normalmente, a alternativa que venha com eles é considerada pela banca errada.

Espero ter ajudado. Bons estudos!!!!

DECRETO DE LEI 1.171/1994

CAPÍTULO 1 - SEÇÃO 1

VII - Salvo nos casos de segurança nacional, investigação policial ou interesse superior do Estado e da Administração Pública, a serem preservados em processo previamente declarado sigiloso, nos termos da lei, a publicidade de "QUALQUER" ato administrativo constitui requisito de eficácia e moralidade, ensejando sua omissão comprometimento ético, contra o bem comum, imputável a quam negar.

OBS.: Como visto no início do parágrafo, têm situações em que o princípio ou valor de publicidade não pode ser aplicado integralmente.

é só lembrar que existe na publicidade a ressalva do sigilo...
complementando as informações acima, se  substituída a expressão 'em quaisquer circunstâncias' por 'em regra' a alternativa passaria a ser correta, pois não negaria as exceções existentes

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo