Psicose é uma estrutura da personalidade que prejudica a pe...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1731110 Psicologia
Psicose é uma estrutura da personalidade que prejudica a percepção e o pensamento da pessoa, afetando sua capacidade de julgamento. Diferentemente do neurótico, o psicótico não reconhece as regras ou mesmo que reconheça se sente indiferente a elas, nem respeita as normas definidas. Perversão é diferente da neurose e da psicose, distinguindo-se de ambos como modo de funcionamento e organização defensiva do aparelho psíquico. O termo é muito usado com o sentido específico de perversão sexual, ou desvio sexual. (DUNKER, Christian. A perversão nossa de cada dia. In: Revista Cult, Ano 13, nº. 144, dossiê Perversão, p. 42 / 6-)
Sobre "Perversão", marca a alternativa INCORRETA.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa Correta: D - O portador de perversão busca corrigir os erros sem resposta positiva.

Vamos explorar o conceito de perversão em psicologia, que é um tema intrigante e, por vezes, complexo. A perversão é considerada uma estrutura psíquica distinta da neurose e da psicose, caracterizando-se por uma organização defensiva particular do aparelho psíquico. Em termos psicanalíticos, muitas vezes está associada a comportamentos que se desviam das normas sociais, especialmente no contexto sexual.

Análise das Alternativas:

A - Esta alternativa aborda a relatividade dos conceitos de normalidade e anormalidade, que podem variar ao longo do tempo e de acordo com o contexto cultural. Isso está correto, pois a percepção do que é considerado perverso pode mudar conforme a sociedade e sua moral evoluem.

B - A alternativa menciona que "perversão" é usada para descrever desvios considerados anormais ou ortodoxos por determinado grupo social. Este conceito está alinhado com a aplicação social do termo, que muitas vezes é usado para rotular comportamentos que fogem do padrão aceito por um grupo específico.

C - Esta alternativa define perversão como o ato ou efeito de tornar-se perverso, de corromper. Essa definição é precisa em um contexto mais amplo e está de acordo com o uso geral do termo, que envolve a ideia de desvio ou corrupção de normas estabelecidas.

D - Incorreta: A afirmação de que o portador de perversão "busca corrigir os erros sem resposta positiva" não se encaixa na definição de perversão em termos psicanalíticos ou sociais. Perversão não se trata de buscar corrigir erros, mas sim de uma forma de funcionamento mental ou comportamento que se desvia das normas estabelecidas. Assim, esta alternativa contém uma interpretação errônea do conceito.

Espero que esta explicação tenha esclarecido suas dúvidas sobre o conceito de perversão e a estrutura da questão.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

O portador de perversão busca corrigir os erros sem resposta positiva.

ERRADO, pois o perverso é aquele que sabe que a realidade existe, mas nega-a, não a aceita, logo não buscar corrigir erros de algo que ele sabe que existe, mas nega essa existência.

Corrigir erros, o perverso é a lei. Sem resposta positiva, se iludindo com a perversão.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo