Durante a construção de um aterro, a fiscalização observou ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1942358 Engenharia Civil
Durante a construção de um aterro, a fiscalização observou que a empresa responsável pela obra executou os segmentos da plataforma do aterro da seguinte forma: as espessuras compactadas das camadas do corpo do aterro não ultrapassaram 30 cm, já as espessuras compactadas das camadas finais não ultrapassaram 20 cm. Quanto ao controle do grau de compactação, observou-se que o corpo do aterro apresentou grau de compactação de 95%, já as camadas finais apresentaram grau de compactação superior a 100%. Sobre a execução do aterro, tem-se que:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A terraplenagem, também conhecida como terraplanagem, trata-se de serviço cujo intuito é, por meio da movimentação de terra, preparar a topografia de um terreno para a execução de uma obra. Nesse contexto, devemos nos lembrar que:

 

- Corte é o segmento, no qual a implantação requer a escavação do terreno natural, ou seja, retirada de material para atingir a cota desejada;

 

- Aterro é o segmento, em que a implantação requer depósito de material para a implantação, isto é, há a necessidade de colocar material extra a fim de atingir a cota desejada.

 

O serviço de terraplenagem é regulamentado por diversas Normas do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT). Especialmente para o problema em questão, devemos nos fundamentar na Norma DNIT 108/2009 – ES, intitulada “Terraplenagem – Aterros – Especificação de serviço".

 

Analisando as alternativas separadamente com base em tal norma, verifica-se que a alternativa B está correta, pois, em sua seção 7.2.3, estabelece que, no controle de compactação dos aterros:

 

"As determinações do grau de compactação (GC) devem ser realizadas utilizando-se os valores da massa específica aparente seca de laboratório e da massa específica aparente "in situ" obtida no campo. Devem ser obedecidos os limites seguintes:

 

- Corpo do aterro: GC ≥ 100%, conforme alínea “a" da subseção 5.3.5;

- Camadas finais: GC ≥ 100%, conforme alínea “b" da subseção 5.3.5."

 

Assim, a letra B está correta, pois o GC mínimo exigido para o corpo do aterro é 100%.

 

Consequentemente, a letra A está errada, pois o aterro não foi executado conforme a norma DNIT 108/2009 – ES.

 

Por sua vez, a letra C está errada, pois, de acordo com o item 5.3.4 da norma DNIT 108/2009 – ES: "Para o corpo dos aterros, a espessura de cada camada compactada não deve ultrapassar de 0,30 m. Para as camadas finais essa espessura não deve ultrapassar de 0,20 m." Logo, a espessura descrita está conforme a norma.

 

Por fim, as letras D e E não possuem relação com o questionamento do enunciado.

 

Gabarito do professor: letra B.

 

DNIT – Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (2009). DNIT 108/2009-ES – Terraplenagem – Aterros – Especificação de Serviço. Rio de Janeiro, 2009.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

As determinações do grau de compactação (GC) devem ser realizadas utilizando-se os valores da massa específica aparente seca de laboratório e da massa específica aparente "in situ" obtida no campo. Devem ser obedecidos os limites seguintes:

  1. Corpo do aterro: GC ≥ 100%;
  2. Camadas finais GC ≥ 100%.

DNIT 108

5.3.4 Para o corpo dos aterros, a espessura de cada camada compactada não deve ultrapassar de 0,30 m. Para as camadas finais essa espessura não deve ultrapassar de 0,20 m

5.3.5 Todas as camadas do solo devem ser convenientemente compactadas, de conformidade com o definido no projeto de engenharia. Ordinariamente, o preconizado é o seguinte

a) Para o corpo dos aterros, na umidade ótima, mais ou menos 3%, até se obter a massa específica aparente seca correspondente a 100% da massa específica aparente máxima seca, do ensaio DNER-ME 129/94 Método A

b) Para as camadas finais, aquela massa específica aparente seca deve corresponder a 100% da massa específica aparente máxima seca do ensaio DNER-ME 129/94, Método B.

c) Os trechos que não atingirem às condições mínimas de compactação devem ser escarificados, homogeneizados, levados à umidade adequada e novamente compactados, de acordo com o estabelecido no projeto de engenharia

gab. B

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo