Durante a construção de um aterro, a fiscalização observou ...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A terraplenagem, também conhecida como terraplanagem, trata-se de serviço cujo intuito é, por meio da movimentação de terra, preparar a topografia de um terreno para a execução de uma obra. Nesse contexto, devemos nos lembrar que:
- Corte é o segmento, no qual a implantação requer a escavação do terreno natural, ou seja, retirada de material para atingir a cota desejada;
- Aterro é o segmento, em que a implantação requer depósito de material para a implantação, isto é, há a necessidade de colocar material extra a fim de atingir a cota desejada.
O serviço de terraplenagem é regulamentado por diversas Normas do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT). Especialmente para o problema em questão, devemos nos fundamentar na Norma DNIT 108/2009 – ES, intitulada “Terraplenagem – Aterros – Especificação de serviço".
Analisando as alternativas separadamente com base em tal norma, verifica-se que a alternativa B está correta, pois, em sua seção 7.2.3, estabelece que, no controle de compactação dos aterros:
"As determinações do grau de compactação (GC) devem ser realizadas utilizando-se os valores da massa específica aparente seca de laboratório e da massa específica aparente "in situ" obtida no campo. Devem ser obedecidos os limites seguintes:
- Corpo do aterro: GC ≥ 100%, conforme alínea “a" da subseção 5.3.5;
- Camadas finais: GC ≥ 100%, conforme alínea “b" da subseção 5.3.5."
Assim, a letra B está correta, pois o GC mínimo exigido para o corpo do aterro é 100%.
Consequentemente, a letra A está errada, pois o aterro não foi executado conforme a norma DNIT 108/2009 – ES.
Por sua vez, a letra C está errada, pois, de acordo com o item 5.3.4 da norma DNIT 108/2009 – ES: "Para o corpo dos aterros, a espessura de cada camada compactada não deve ultrapassar de 0,30 m. Para as camadas finais essa espessura não deve ultrapassar de 0,20 m." Logo, a espessura descrita está conforme a norma.
Por fim, as letras D e E não possuem relação com o questionamento do enunciado.
Gabarito do professor: letra B.
DNIT – Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (2009). DNIT 108/2009-ES – Terraplenagem – Aterros – Especificação de Serviço. Rio de Janeiro, 2009.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
As determinações do grau de compactação (GC) devem ser realizadas utilizando-se os valores da massa específica aparente seca de laboratório e da massa específica aparente "in situ" obtida no campo. Devem ser obedecidos os limites seguintes:
- Corpo do aterro: GC ≥ 100%;
- Camadas finais GC ≥ 100%.
DNIT 108
5.3.4 Para o corpo dos aterros, a espessura de cada camada compactada não deve ultrapassar de 0,30 m. Para as camadas finais essa espessura não deve ultrapassar de 0,20 m
5.3.5 Todas as camadas do solo devem ser convenientemente compactadas, de conformidade com o definido no projeto de engenharia. Ordinariamente, o preconizado é o seguinte
a) Para o corpo dos aterros, na umidade ótima, mais ou menos 3%, até se obter a massa específica aparente seca correspondente a 100% da massa específica aparente máxima seca, do ensaio DNER-ME 129/94 Método A
b) Para as camadas finais, aquela massa específica aparente seca deve corresponder a 100% da massa específica aparente máxima seca do ensaio DNER-ME 129/94, Método B.
c) Os trechos que não atingirem às condições mínimas de compactação devem ser escarificados, homogeneizados, levados à umidade adequada e novamente compactados, de acordo com o estabelecido no projeto de engenharia
gab. B
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo