Um paciente de 38 anos de idade, vítima de acidente automob...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2040460 Medicina
Um paciente de 38 anos de idade, vítima de acidente automobilístico com capotamento e ejeção do veículo, dá entrada na emergência sonolento, hipocorado 3+/4+, PA 87x39 mmHg, FC 125 bpm, FR 26 irpm, SatO2 88%.
À inspeção, as veias jugulares internas estão colabadas bilateralmente, além de presença de grande equimose e crepitação em parede torácica esquerda, sem enfisema subcutâneo. À ausculta cardíaca, há ritmo cardíaco regular, com bulhas normofonéticas e, à ausculta respiratória, há murmúrio vesicular abolido à esquerda. À percussão torácica se evidencia macicez à esquerda. Pupilas isocóricas e fotorreagentes.
Assinale a opção que indica o provável diagnóstico e a conduta a ser tomada de imediato. 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é: C - Hemotórax maciço / Drenagem torácica.

O caso clínico apresentado descreve um paciente politraumatizado após um acidente automobilístico que apresenta sinais clássicos de choque hipovolêmico, como a hipotensão severa e taquicardia. Além disso, há uma macicez à percussão no lado esquerdo do tórax e o murmúrio vesicular está abolido nesse lado, sugerindo acúmulo de líquido, o que é característico de um hemotórax maciço.

Um hemotórax maciço é definido pela presença de uma grande quantidade de sangue na cavidade pleural, geralmente mais de 1.500 ml. Esse acúmulo de sangue pode ocorrer devido a lesões nos vasos torácicos, no pulmão ou em outras estruturas intratorácicas durante traumas graves. A conduta imediata é a drenagem torácica, que visa remover o sangue acumulado, aliviar a compressão pulmonar e permitir a reexpansão do pulmão afetado. Isso ajuda a melhorar a ventilação e a oxigenação do paciente, além de estabilizar a hemodinâmica ao controlar a fonte de sangramento.

Vamos analisar as alternativas incorretas:

A - Tamponamento cardíaco / Pericardiocentese. O tamponamento cardíaco ocorre quando há acúmulo de líquido no saco pericárdico, levando à compressão do coração. Clinicamente, espera-se encontrar veias jugulares distendidas, o que contrasta com a descrição de jugulares colabadas do caso apresentado.

B - Pneumotórax hipertensivo / Toracocentese aberta. No pneumotórax hipertensivo, há aumento da pressão intratorácica que leva a desvio do mediastino e distensão das veias jugulares. A percussão torácica geralmente revela hipertimpanismo, não macicez.

D - Tórax instável / Entubação oro-traqueal e ventilação mecânica. O tórax instável se caracteriza por paradoxismo respiratório devido à fratura de múltiplas costelas. Embora o paciente possa ter um tórax instável, os achados de macicez e murmúrio vesicular abolido são mais característicos de hemotórax.

E - Ruptura diafragmática / Laparotomia exploradora. A ruptura diafragmática pode ocorrer em traumas contusos graves, mas o quadro clínico típico inclui dificuldades respiratórias e, muitas vezes, deslocamento de órgãos abdominais para o tórax, o que não é indicado pelos achados descritos.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Diante do quadro apresentado, é provável que o paciente esteja com um hemotórax maciço, o que é indicado pela presença de macicez à percussão torácica e murmúrio vesicular abolido à esquerda, além da equimose e crepitação na parede torácica. A conduta imediata a ser tomada é a drenagem torácica, que consiste na inserção de um dreno no espaço pleural para remover o sangue acumulado e reexpandir o pulmão. É importante destacar que esta é uma emergência médica e que o paciente deve ser tratado com urgência. As outras opções apresentadas não são indicadas para o quadro em questão e podem até mesmo ser prejudiciais ao paciente.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo