As infecções do sítio cirúrgico (ISC) são as maiores fontes ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2040472 Medicina
As infecções do sítio cirúrgico (ISC) são as maiores fontes de morbidade e mortalidade entre os pacientes submetidos a cirurgia.
Sobre o tratamento dessas infecções, assinale a afirmativa correta. 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

O tema central da questão é o tratamento de infecções do sítio cirúrgico (ISC), um assunto relevante em Cirurgia Geral, pois estas infecções aumentam a morbidade e mortalidade em pacientes cirúrgicos. Para resolver essa questão, é importante entender os princípios de manejo de feridas infectadas, incluindo procedimentos como desbridamento e uso de antibióticos.

A alternativa correta é a A: "A infecção da ferida cirúrgica deve ser tratada com abertura dos pontos da pele e ressecção dos tecidos desvitalizados."

Justificativa: O tratamento padrão para infecções do sítio cirúrgico envolve a remoção de tecidos desvitalizados (desbridamento) para prevenir a propagação da infecção e permitir a cicatrização adequada. Abrir a ferida permite melhor drenagem de exsudatos e redução da carga bacteriana.

Análise das alternativas incorretas:

B: "É imprescindível a utilização de antibióticos venosos independentemente de haver sinais de sepse." - Essa alternativa está incorreta porque o uso de antibióticos deve ser direcionado e pode não ser necessário se não houver sinais sistêmicos de infecção, como sepse. Antibióticos são usados com base na gravidade da infecção e na presença de sinais sistêmicos.

C: "A oxigenação hiperbárica deve ser usada antes do desbridamento visando à diminuição da área a ser ressecada." - A oxigenação hiperbárica não é um tratamento padrão para ISCs e não precede o desbridamento. O manejo imediato das infecções geralmente não requer essa intervenção.

D: "Após a abertura ampla da ferida infectada deve-se sempre usar drenos." - O uso de drenos não é obrigatório em todos os casos de ISCs. A decisão depende da extensão e profundidade da infecção e se há necessidade de facilitar a drenagem contínua.

E: "A irrigação contínua com solução salina, acrescida de uma solução antisséptica da ferida infectada, acelera a cicatrização." - Embora a irrigação possa ajudar na limpeza, não há evidências suficientes para afirmar que acelera a cicatrização e o uso de soluções antissépticas deve ser cuidadoso para evitar danos ao tecido saudável.

Espero que esta explicação tenha clarificado o assunto e ajudado na sua preparação. Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A resposta correta é a alternativa A - A infecção da ferida cirúrgica deve ser tratada com abertura dos pontos da pele e ressecção dos tecidos desvitalizados. Isso ocorre porque a abertura dos pontos da pele e a remoção dos tecidos desvitalizados permitem a drenagem adequada da área infectada, além de remover a fonte de bactérias. A utilização de antibióticos é importante, mas deve ser baseada na gravidade da infecção e nos resultados dos testes de sensibilidade. A oxigenação hiperbárica e a irrigação contínua podem ter benefícios em alguns casos, mas não são tratamentos padrão para infecções do sítio cirúrgico. O uso de drenos após a abertura ampla da ferida infectada também não é sempre necessário e deve ser decidido caso a caso.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo