A gestão de pessoas deve ser adotada como modelo de gestão o...
organizações.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (7)
- Comentários (31)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Idalberto Chuavenato (1999), afirma que "As pessoas constituem o principal ativo da organização. Daí a necessidade de tornar as organizações mais conscientes e atentas a seus funcionários. [...] Quando uma organização está realmente voltada para as pessoas, a sua filosofia globral e sua cultura organizacional passam a refletir essa crença."
Portanto: A gestão de pessoas deve ser (pode ser) adotada como modelo de gestão organizacional, uma vez que as pessoas são o principal ativo das organizações.
organizações e deve estar alinhada com todos os outros
sistemas. Ainda que as pessoas sejam o principal ativo das
organizações, um modelo de gestão organizacional não pode
ser resumido à gestão de pessoas sendo que a primeira engloba
a última e não o contrário
na gestão organizacional deve adotar a gestão de pessoas, e não o contrario.
Comentado por Lalusha de Andrade Sabino há aproximadamente 1 ano
Administração de Recursos Humanos: considerava as pessoas como recursos organizacionais, patrimõnios que deviam ser administrados. Ênfase nos objetivos organizacionais para dirigir as pessoas.
Gestão de Pessoas: considera as pessoas como seres humanos proativos e inteligentes que devem ser impulsionados. Ênfase na liberdade e no comprometimento para motivas as pessoas.
Nos anos 70 e 80, se consolida uma nova forma de relação entre organização e colaboradores, a Administração de Recursos Humanos (ARH). Adaptando conceitos de diferentes abordagens anteriores, e da Teoria Sistêmica, a perspectiva de recursos humanos adota a ênfase nos processos organizacionais. A ARH, tratando as pessoas como recursos desses processos, coloca-as no mesmo patamar que outros, como: máquinas, ativos financeiros e matéria-prima. Esta abordagem apresenta uma série de limitações no atual contexto. Assim, surge a Gestão de Pessoas (GP); enquanto na ARH as pessoas são vistas como mais um recurso, na GP elas são consideradas parceiras do negócio, colaboradores criativos, autônomos, capazes de auxiliar a empresa a alcançar o seu objetivo. Por outro lado, a organização também faria seu papel, ajudando o indivíduo a se desenvolver profissionalmente. Sendo assim, a abordagem de GP pressupõe maior descentralização, autonomia e compartilhamento. Outro detalhe é que o enfoque deixa de ser estritamente processual para se tornar estratégico.
Pois de acordo com outra questão do CESPE, muito parecida, cita:
" A importância da gestão de pessoas como uma função organizacional justifica-se pelo fato de proporcionar a conciliação das expectativas entre a organização e as pessoas e, posteriormente, a concretização dessas expectativas."
Logo, acredito que o erro é da gestão de pessoas ser adotada como gestão organizacional, sendo que o certo, seria uma FUNÇÃO organizacional.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo