Em relação ao sofrimento psíquico e a psicopatologias do tr...
Os trabalhadores com hábitos matutinos têm maior tendência de serem bem-sucedidos na adaptação a trabalhos em turnos noturnos do que aqueles com hábitos vespertinos.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Segundo a afirmativa, os trabalhadores com hábitos matutinos têm maior tendência de serem bem-sucedidos na adaptação a trabalhos em turnos noturnos do que aqueles com hábitos vespertinos, essa afirmação está errada.
Para o entendimento da questão é necessário entender o que é cronotipo, este termo é utilizado para o estudo dos ritmos biológicos durante certa variação de tempo em organismos vivos, o cronotipo se baseia no ciclo circadiano que é um ciclo biológico de aproximadamente 24 horas que regula uma variedade de processos fisiológicos, incluindo o sono e o estado de alerta, o cronotipo dos indivíduos podem ser influenciados por fatores genéticos, assim como hábitos de vida e ambiente. Os dois principais tipos de cronotipos são:
- Matutino: Pessoas com cronotipo matutino tendem a sentir-se mais alerta e produtivas durante as primeiras horas do dia. Elas têm mais facilidade em acordar cedo e podem sentir cansaço e sonolência em horários iniciais da noite. Essas pessoas costumam acordar por volta das 5h ou 6h com tendência de ter inicio do ciclo do sono por volta das 21h às 22h, esses indivíduos possuem maior nível de alerta pela manhã, com maior produtividade na parta da tarde do dia, e menor produtividade durante os períodos noturnos.
- Vespertino: Indivíduos com cronotipo vespertino tendem a atingir os picos de energia durante a noite. Geralmente, têm mais dificuldade em acordar cedo e preferem atividades noturnas. Essas pessoas costumam acordar por volta das 11h ou 12h dando início ao ciclo circadiano com a tendência de cansaço e sono por volta das 2h às 3h, esses indivíduos são mais alertas no período da tarde, com maior produtividade no período da noite, e menor produtividade durante período da madrugada e pela parte da manhã quando não respeitado o início correto de seu ciclo.
Concluímos então que ao contrário do que é afirmado pela alternativa os trabalhadores com hábitos matutinos terão menor tendência de serem bem-sucedidos na adaptação a trabalhos em turnos noturnos do que aqueles com hábitos vespertinos, ou seja, as pessoas com hábitos matutinos terão maior capacidade de serem bem-sucedidas na adaptação a trabalhos diurnos, e os vespertinos em trabalhos noturnos.
Gabarito do Professor: ERRADO
Fonte bibliografica:
Instituto Internacional de la Melatonina (IiMEL) - Acuña-Castroviejo D, Escames G, León J. - Regulação dos ritmos circadianos dos neurotransmissores pela melatonina. Implicações na saúde e na doença - In: Madrid/Espanha.
Andrade. Michael / Silva. Jandilson / Santos. Natanael - Influência do Cronotipo e do Horário da Medida na Sensibilidade ao Contraste Visual - Paraíba/2015 .
BBC news - O que é o cronotipo - e por que você precisa saber qual é o seu - Artigo - 2018
Furlan. João - Cronotipo pode transformar a produtividade do seu dia - RHpraVocê - Artigo - 2021
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Os trabalhadores com hábitos matutinos podem ter mais dificuldade em se adaptar ao trabalho noturno devido à maneira como seus ritmos circadianos, ou relógios biológicos internos, funcionam¹².
Os ritmos circadianos são ciclos de 24 horas que são parte dos processos físicos, mentais e comportamentais do corpo humano¹. Eles são influenciados pela luz do dia e pela escuridão da noite. Pessoas com hábitos matutinos, muitas vezes chamadas de "cotovias", têm ritmos circadianos que os fazem preferir acordar cedo e dormir cedo¹².
Quando essas pessoas precisam trabalhar à noite e dormir durante o dia, isso pode interromper seus ritmos circadianos naturais, levando a problemas como insônia, fadiga e dificuldade de concentração¹². Além disso, a alteração do ritmo circadiano pode afetar a secreção de hormônios reguladores do sono e do estresse, o que pode ter impactos negativos na saúde a longo prazo¹.
Por outro lado, pessoas com hábitos vespertinos, muitas vezes chamadas de "corujas", têm ritmos circadianos que os fazem preferir acordar mais tarde e dormir mais tarde. Portanto, eles podem achar mais fácil se adaptar ao trabalho noturno¹².
No entanto, é importante notar que a adaptação ao trabalho noturno pode variar muito entre os indivíduos e pode ser influenciada por muitos outros fatores, incluindo a idade, a saúde geral e a presença de condições médicas subjacentes¹².
Origem: conversa com o Bing, 26/12/2023
(1) Trabalho noturno: como impacta na saúde do trabalhador? O que o RH deve .... https://blog.samisaude.com.br/rh-e-trabalho-noturno/.
(2) Trabalho em turnos e noturno – Na sociedade 24 horas - SciELO. https://www.scielo.br/j/jbpsiq/a/pvyQXD44JtfTdtF3nxwv4SS/?format=pdf.
(3) Questão 2642747 CEBRASPE (CESPE) - Médico do Trabalho (DATAPREV)/2023. https://bing.com/search?q=trabalhadores+com+h%c3%a1bitos+matutinos+adapta%c3%a7%c3%a3o+a+trabalhos+em+turnos+noturnos.
(4) Questão 2642747 CEBRASPE (CESPE) - Médico do Trabalho (DATAPREV)/2023. https://www.tecconcursos.com.br/questoes/2642747.
(5) IMPLICAÇÕES DO TRABALHO EM TURNO E NOTURNO PARA A SAÚDE DOS .... https://www.unaerp.br/revista-cientifica-integrada/edicoes-anteriores/volume-4-edicao-2/3393-rci-implicacoes-do-trabalho-em-turno-e-noturno-para-a-saude-dos-profissionais-de-enfermagem-06-2019/file.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo