Acerca dos riscos ocupacionais, julgue o item a seguir.Um ag...
Acerca dos riscos ocupacionais, julgue o item a seguir.
Um agente biológico que implica moderado risco individual
para o homem e limitado risco para a comunidade é
classificado como na classe de risco 2.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: C - certo
Vamos discutir o tema tratado na questão, que é a classificação de riscos biológicos ocupacionais. A questão aborda um conceito importante dentro da área de Saúde e Segurança no Trabalho, que é a classificação dos agentes biológicos em diferentes classes de risco. Esses agentes podem causar doenças nos trabalhadores, por isso é fundamental entender essas classificações para implementar medidas de proteção adequadas.
Classe de Risco 2: Conforme a questão, um agente biológico que implica moderado risco individual para o homem e limitado risco para a comunidade é classificado como de classe de risco 2. Esta classificação é correta e está de acordo com as normas de biossegurança, que categorizam os agentes biológicos de acordo com a gravidade das doenças que podem causar e a facilidade com que podem ser disseminados na comunidade.
Os agentes biológicos da classe de risco 2 são aqueles que podem provocar infecções em humanos, mas que geralmente não se propagam facilmente na comunidade. Além disso, para estes agentes, existem medidas profiláticas ou terapêuticas eficazes.
A questão é relevante porque conhecer as classificações de risco ajuda na elaboração de programas de prevenção, incluindo treinamentos, uso de equipamentos de proteção individual (EPIs), e adequação dos ambientes de trabalho para minimizar o risco de exposição aos agentes biológicos.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Correto
- Classe de risco 1 (baixo risco individual e para a comunidade): inclui os agentes biológicos conhecidos por não causarem doenças no ser humano ou nos animais adultos sadios. Exemplos: Lactobacillus spp. e Bacillus subtilis.
- Classe de risco 2 (moderado risco individual e limitado risco para a comunidade): inclui os agentes biológicos que provocam infecções no ser humano ou nos animais, cujo potencial de propagação na comunidade e de disseminação no meio ambiente é limitado, e para os quais existem medidas profiláticas e terapêuticas conhecidas eficazes. Exemplos: Schistosoma mansoni e vírus da rubéola.
- Classe de risco 3 (alto risco individual e moderado risco para a comunidade): inclui os agentes biológicos que possuem capacidade de transmissão, em especial por via respiratória, e que causam doenças potencialmente letais em humanos ou animais, e para as quais existem, usualmente, medidas profiláticas e terapêuticas. Os agentes biológicos representam risco se disseminados na comunidade e no meio ambiente, podendo se propagar de pessoa a pessoa. Exemplos: Bacillus anthracis e Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV).
- Classe de risco 4 (alto risco individual e para a comunidade): inclui os agentes biológicos com grande poder de transmissibilidade, em especial por via respiratória, ou de transmissão desconhecida. Até o momento, não há nenhuma medida profilática ou terapêutica eficaz contra infecções ocasionadas por esses agentes biológicos. Eles causam doenças de alta gravidade em humanos e animais, tendo grande capacidade de disseminação na comunidade e no meio ambiente. Essa classe inclui, principalmente, os vírus. Exemplos: vírus ebola e vírus da varíola.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo