A alternativa que apresenta um conjunto de palavras acentua...
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (3)
- Comentários (7)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
errei a questão por um deslize, a questão gostaria que marcássemos a alternativa que todas as palavras fossem paroxítonas terminadas em ditongo, vamos analisar:
a) vôlei – fósseis – túneis – fácil
- vô/lei
- fós/seis
- tú/neis
- fá/cil
o que matou essa alternativa foi a palavra fácil, que segue a regra de paroxítona terminada em L e foi aí que eu bisonhei, fui seca na alternativa, isso é o que dá a agonia rs.
b) contemporâneo – área – jóquei – pólen
- con/tem/po/râ/neo
- á/rea
- jó/quei
- pó/len
aqui é igual a anterior, todas são paroxítonas, mas a última palavra, ou seja, pólen, é uma parox. terminada em N.
c) tênues – sábio – nódoa – espontâneo
- tê/nues
- sá/bio
- nó/doa
- es/pon/tâ/neo
todas corretas, seguem a regra da paroxítona terminada em ditongo.
d) indícios– comício – cãibra – elétrons
- in/dí/cios
- co/mí/cio
- cãi/bra
- e/lé/trons
aqui a gente já risca a alternativa porque na palavra cãibra não há acento gráfico e sim um nasalizador, ademais, a palavra elétrons não tem ditongo e sim parox terminada em NS.
e) tábua – móvel – bênção – saúva
- tá/bu/a
- mó/vel
- bên/ção
- sa/ú/va
temos aqui uma salada de frutas: proparoxítona, parox terminada em L, parox terminada em ÃO e um hiato respectivamente.
erros, favor comentar :)
GAB: C
Eu acho que as palavras do item C são acentuadas porque, assim como início, são todas proparoxítonas. Se eu falei besteira, podem me corrigir.
A questão exige conhecimento acerca de acentuação gráfica. Sabendo disso, é pedido ao candidato que este assinale a alternativa correta, que possua palavras que justifiquem a mesma regra de acentuação do vocábulo “início”. Tal vocábulo é a acentuado por ser uma palavra paroxítona terminada em ditongo, e toda palavra paroxítona terminada em ditongo, seguido ou não de “-s”, é acentuada. Desse modo, analisemos cada alternativa:
A) Alternativa incorreta. Os vocábulos “vôlei”, “fósseis” e “túneis” são acentuados por serem paroxítonos terminados em ditongo, justificando a mesma regra de acentuação do vocábulo “início”, porém “fácil” é acentuado por ser um vocábulo paroxítono terminado em “-l”, o que nos faz considerar a alternativa incorreta segundo o comando da questão;
B) Alternativa incorreta. Os vocábulos “contemporâneo”, “área” e “jóquei” são acentuados pelo mesmo motivo do vocábulo “início”, analisado acima, no entanto “pólen” é acentuado por ser um vocábulo paroxítono terminado em “-n”, o que nos faz considerar a alternativa incorreta segundo o comando da questão;
C) Alternativa correta. “Tênues”, “sábio”, “nódoa” e “espontâneo” são acentuados por serem paroxítonos terminados em ditongo. Logo, esta alternativa é correta, pois todos os vocábulos da alternativa possuem a mesma regra de acentuação que justifica o emprego do acento agudo no vocábulo “início”;
D) Alternativa incorreta. Os vocábulos “indício”, “comício” são acentuados por serem paroxítonos terminados em ditongo em conformidade com o vocábulo “início” em termos de regra de acentuação. “Cãibra” não é acentuado, visto que não se acentua palavra paroxítona terminada em “-a”. Em relação ao diacrítico (o til) sobre a vogal “a”, não configura como acento gráfico, mas sim como um elemento indicador de nasalização. E “elétrons” é acentuado por ser paroxítono terminado em “-on”, seguido de “s”. Portanto, a regra que justifica a acentuação da palavra “elétrons” não é a mesma do vocábulo “início”, o que nos faz considerar a alternativa incorreta;
E) Alternativa incorreta. Os vocábulos “tábua” e “bênção” são acentuados por serem paroxítonos terminados em ditongo. Contudo, “móvel” é acentuado por ser um paroxítono terminado em “-l”; e “saúva”, por se aplicar à regra do hiato.
Gabarito: C
Se não estou enganado, a questão trata das palavras acentuadas por serem paroxítonas terminadas em ditongos, que são também as chamadas proparoxítonas ocasionais (acidentais).
GABARITO: LETRA C
ACRESCENTANDO:
Regra de Acentuação para Monossílabas Tônicas:
Acentuam-se as terminadas em -a(s), -e(s), -o(s).
Ex.: má(s), trás, pé(s), mês, só(s), pôs…
Regra de Acentuação para Oxítonas:
Acentuam-se as terminadas em -a(s), -e(s), -o(s), -em(-ens).
Ex.: sofá(s), axé(s), bongô(s), vintém(éns)...
Regra de Acentuação para Paroxítonas:
Acentuam-se as terminadas em ditongo crescente ou decrescente (seguido ou não de s), -ão(s) e -ã(s), tritongo e qualquer outra terminação (l, n, um, r, ns, x, i, is, us, ps), exceto as terminadas em -a(s), -e(s), -o(s), -em(-ens).
Ex.: história, cáries, jóquei(s); órgão(s), órfã, ímãs; águam; fácil, glúten, fórum, caráter, prótons, tórax, júri, lápis, vírus, fórceps.
Regra de Acentuação para Proparoxítonas:
Todas são acentuadas. Ex.: álcool, réquiem, máscara, zênite, álibi, plêiade, náufrago, duúnviro, seriíssimo...
Regra de Acentuação para os Hiatos Tônicos (I e U):
Acentuam-se com acento agudo as vogais I e U tônicas (segunda vogal do hiato!), isoladas ou seguidas de S na mesma sílaba, quando formam hiatos.
Ex.: sa-ú-de, sa-í-da, ba-la-ús-tre, fa-ís-ca, ba-ú(s), a-ça-í(s)...
FONTE: A GRAMÁTICA PARA CONCURSOS PÚBLICOS 3ª EDIÇÃO FERNANDO PESTANA.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo