Art. 14. O Sistema Único de Saúde promoverá programas de as...
§ 1º É obrigatória a vacinação das crianças nos casos recomendados pelas autoridades sanitárias.
Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069. htm. Acesso em: 14 set. 2020.
De acordo com o artigo 14 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), a vacinação no Brasil é
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A questão parte do artigo 14 do ECA, que coloca o SUS como o promotor das informações e da vacinação a toda a sociedade.
A) INCORRETA – A vacinação é obrigatória e deve ser oferecida pelo Estado através do SUS.
B) CORRETA – A vacinação é obrigatória nos casos recomendados pelas autoridades sanitárias, em especial, em momentos de endemia ou pandemia.
C) INCORRETA – A vacinação protege não apenas o indivíduo, mas toda a sociedade, pois impede a proliferação da doença. É obrigatória e é dever dos pais e do Estado.
D) INCORRETA – A vacinação é obrigatória, comprovada pelos estudos científicos e é um direito da criança e do adolescente previsto em lei.
RESPOSTA: B
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
No caso de criança alérgica a ovo , é obrigatória a vacinação?
Alguém me responda
Gabarito B
Art. 14. O Sistema Único de Saúde promoverá programas de assistência médica e odontológica para a prevenção das enfermidades que ordinariamente afetam a população infantil, e campanhas de educação sanitária para pais, educadores e alunos.
§ 1 o É obrigatória a vacinação das crianças nos casos recomendados pelas autoridades sanitárias. (Renumerado do parágrafo único pela Lei nº 13.257, de 2016)
§ 2 o O Sistema Único de Saúde promoverá a atenção à saúde bucal das crianças e das gestantes, de forma transversal, integral e intersetorial com as demais linhas de cuidado direcionadas à mulher e à criança. (Incluído pela Lei nº 13.257, de 2016)
§ 3 o A atenção odontológica à criança terá função educativa protetiva e será prestada, inicialmente, antes de o bebê nascer, por meio de aconselhamento pré-natal, e, posteriormente, no sexto e no décimo segundo anos de vida, com orientações sobre saúde bucal. (Incluído pela Lei nº 13.257, de 2016)
§ 4 o A criança com necessidade de cuidados odontológicos especiais será atendida pelo Sistema Único de Saúde. (Incluído pela Lei nº 13.257, de 2016)
§ 5 º É obrigatória a aplicação a todas as crianças, nos seus primeiros dezoito meses de vida, de protocolo ou outro instrumento construído com a finalidade de facilitar a detecção, em consulta pediátrica de acompanhamento da criança, de risco para o seu desenvolvimento psíquico. (Incluído pela Lei nº 13.438, de 2017) (Vigência)
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo