Assinale a alternativa que reescreve a passagem – ... pessoa...
Leia o texto, para responder a questão.
Eles venceram
Em A vingança dos nerds, comédia de 1984, um grupo de jovens feiosos e um tanto estranhos, vítimas da agressividade e do bullying de colegas fortões e quase idiotas, decide ir para a revanche com um festival de estripulias bem-sucedidas. Ao som de We Are the Champions, clássico do Queen, eles celebraram a vitória. O filme foi premonitório. Os nerds não deixaram pedra sobre pedra. Fizeram suas apostas e quebraram a banca. Na lista das pessoas mais ricas do mundo, _____ três deles nas cinco primeiras posições, todos pais e filhos da revolução digital: Jeff Bezos, da Amazon, na primeiríssima colocação; Bill Gates, da Microsoft, no segundo lugar; e Mark Zuckerberg, do Facebook, no quinto posto. Para efeito de comparação, em 1982, tempo em que os nerds ainda eram ridicularizados, a figura mais rica do mundo era o dono de um estaleiro naval (Daniel K. Ludwig) que fizera fortuna vendendo embarcações para a indústria de petróleo.
Um olhar para os dois momentos, o de três décadas atrás e o de agora, comprova como a economia mudou, e hoje isso soa óbvio. Menos óbvia é a constatação de que a cultura nerd venceu, e por ter vencido virou padrão. “Seja legal com os nerds, provavelmente você vai acabar trabalhando para um deles” vaticinou Gates, não muito depois de 1977, quando ele foi detido por dirigir sem documentos. A Microsoft acabara de nascer e, por trás daqueles óculos genuinamente nerds, na foto da detenção, brotavam um novo mundo e novas concepções do que é ser bacana. A aparente fragilidade de Gates era só aparência mesmo – e o leve sorriso irônico anunciava um salto destinado a dar um contr+alt+del nada metafórico em quem ainda achava possível andar ao modo da velha indústria.
A atual hegemonia nerd é a prova, também, de que todo estereótipo é tolo. ________ como nerds as pessoas muito inteligentes, em geral tímidas que cismam com um tema e dele não saem. Somos todos nerds – ou queremos ser, porque a força está com eles, ao menos a força econômica, e o que andava à margem, em quartos fechados e garagens, hoje virou padrão.
(Fábio Altman. Veja, 26.09.2018. Adaptado)
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
GABARITO: LETRA E
? ... pessoas muito inteligentes, em geral tímidas que insistem em um tema, aferram-se àquele tema, recusam-se a abandoná-lo.
? Aferram-se a alguma coisa (preposição "a") + pronome demonstrativo "aquele" (=crase ? àquele).
Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3
FORÇA, GUERREIROS(AS)!!
Assertiva E
... pessoas muito inteligentes, em geral tímidas que insistem em um tema, aferram-se àquele tema, recusam-se a abandoná-lo.
Crase proibida frente a palavras no masculino e frente a verbo.
Alternativa (E), pronome demonstrativo (aquele) embora seja masculino rege o acento de crase.
Não entendi o motivo pelo qual o verbo "aferrar" pode ser no plural, sendo que ele é seguido da "partícula se".
Alguém poderia explicar?
A) pessoas muito inteligentes, em geral tímidas que implicam num tema, agarram-se à ele, negam-se em deixar-lhe.
Implicar no sentido de acarretar = VTD
Implicar no sentido de ser impaciente= preposição "com".
Não se usa crase diante de pronomes pessoais...
B) Quem se apega, apega-se a algo..
C) Não se usa crase diante de certo.
D)
Pronomes pessoais do caso reto exercem função de sujeito e não objeto..
renunciá-lo.
Não se usa crase diante de nome masculino.
E) Crase diante de aquele= quando der para trocar por ( a este/a).
Sucesso, Bons estudos, Nãodesista!
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo