Considerando-se que as atividades de um órgão sejam realizad...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q275262 Administração Geral
Considerando-se que as atividades de um órgão sejam realizadas por meio de diretoria judiciária, diretoria de pessoal, diretoria orçamentária e financeira e diretoria logística, é correto afirmar que a estrutura organizacional desse órgão fundamenta-se em um modelo de departamentalização
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa Correta: E - por meio do qual as tarefas são desempenhadas de forma mais segura e o relacionamento entre os servidores ocorre de maneira mais harmônica.

Para compreender a questão e a alternativa correta, é essencial conhecer a departamentalização, que é uma forma de subdividir o trabalho nas organizações a fim de alcançar maior eficiência e especialização. No caso da estrutura apresentada na questão, temos uma departamentalização por função, onde as atividades são agrupadas conforme o tipo de trabalho realizado ou a especialidade, como é o caso das diretorias judiciária, de pessoal, orçamentária e financeira e logística.

Este modelo de departamentalização é conhecido por proporcionar uma maior segurança nas tarefas executadas, pois os servidores tornam-se especialistas nas suas respectivas áreas. Além disso, a convivência e o relacionamento entre servidores que atuam na mesma área tendem a ser mais harmônicos, devido à proximidade e ao entendimento comum do trabalho que executam. A especialização permite a criação de equipes mais coesas e a melhoria na qualidade do trabalho.

As outras alternativas apresentam características que não se alinham diretamente com o modelo de departamentalização funcional abordado na questão:

  • A inovação e criatividade (Alternativa A) são frequentemente associadas a estruturas mais flexíveis, como as matriciais ou em rede, e não tanto à departamentalização funcional, que é mais tradicional e rígida.
  • A rapidez na comunicação sobre informações técnicas (Alternativa B) pode ser impactada positiva ou negativamente em estruturas funcionais, dependendo da burocracia e dos sistemas de comunicação internos.
  • A visão global do andamento dos processos (Alternativa C) é mais característica de estruturas integradas ou com uma gestão que favorece a transparência e o compartilhamento de informações entre departamentos.
  • Quanto à descentralização (Alternativa D), ela não é uma característica intrínseca à departamentalização funcional, que muitas vezes pode ser bastante centralizada na figura do gestor de cada departamento.

Portanto, a Alternativa E é a correta porque reflete as vantagens da departamentalização funcional em termos de segurança na realização das tarefas e harmonia nas relações de trabalho entre os servidores especializados na mesma área.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Modelo de Departamentalização por Funções:

Vantagens: As vantagens principais da abordagem funcional são: 
•  Mantém o poder e o prestígio das funções principais 
•  Cria eficiência através dos princípios da especialização.
•  Centraliza a perícia da organização. 
•  Permite maior rigor no controle das funções pela alta administração. 
•  Segurança na execução de tarefas e relacionamento de colegas. 
•  Aconselhada para empresas que tenham poucas linhas de produtos. 
• 
Desvantagens: Existem também muitas desvantagens na abordagem funcional.  
Entre elas podemos dizer: 
A responsabilidade pelo desempenho total está somente na cúpula. 
Cada gerente fiscaliza apenas uma função estreita 
O treinamento de gerentes para assumir a posição no topo é limitado.  
A coordenação entre as funções se torna complexa e mais difícil quanto à 
organização em tamanho e amplitude. 
Muita especialização do trabalho. 
Fonte: http://www.professorcezar.adm.br/Textos/Departamentalizacao.pdf 
Oi Ricardo qual é a Fonte de seu comentário???
Existem diferentes critérios para se criar departamentos ou divisões, Ramos Simon (1996, p.522) aponta alguns: Departamentalização por funções: quando as tarefas são separadas segundo os principais tipos de atividades (produção, marketing, comunicação, documentação, pessoal, finanças, etc.).
departamentalização funcional ou estrutura funcional) é a mais comum na administração; agrupa FUNÇÕES COMUNS ou ATIVIDADES SEMELHANTES para formar uma unidade organizacional. As pessoas ficam mais unidas para execução das tarefas, aumentando a qualidade e a produtividade organizacional; neste tipo de departamentalização o grau de inovação é baixo e há uma visão restrita das metas organizacionais; os departamentos criados são formados por pessoas que possuem habilidades e conhecimentos similares e que participam de atividades e tarefas comuns dentro do processo de trabalho. As pessoas focalizam seus esforços sobre suas próprias especialidades, não tendo uma visão sobre outros departamentos e sobre a organização como um todo; uma vez que, apesar de especialização funcional, as tarefas são interdependentes. Representa o tipo oposto à estrutura linear. Em vez de basear-se na autoridade linear, única e exclusiva, a estrutura funcional baseia-se na autoridade do especialista que tem o conhecimento técnico, mas não o comando e a decisão. Não há unidade de comando. Cada chefe se dedica a uma especialidade e cada pessoa pode subordinar-se simultaneamente a vários chefes, dentro da especialidade de cada um.É a departamentalização mais indicada em casos de estabilidade e de poucas mudanças, que requeiram desempenho continuado de tarefas rotineiras em que as atividades das áreas sejam bastante repetitivas e especializadas onde permaneçam inalterados por longo tempo. É a departamentalização mais adequada para empresas menores (de pequeno porte), com processos de trabalho simples, com poucos produtos e/ou serviços, em ambientes estáveis,que operem em uma região pequena. Própria para organizações que atuam em ambientes seguros, sem necessidade de mudanças tecnológicas, favorecendo assim a especialização profissional. 
Essa questão está muito ESTRANHA,

Pelo que eu compreendi, ela fala da departamentalização FUNCIONAL. Qualquer material que a gente leia diz que esse tipo de departamentalização gera ESPECIALIZAÇÃO; quando especializa, as pessoas ficam mais voltadas para suas tarefas e consequentemente gera FALTA DE COORDENAÇÃO!!!!! Se  gera falta de coordenação, como o relacionamento pode ocorrer de maneira mais harmÔnica???????!

Para mim esta questão está faltando informações nos itens B e E. No item B, que fala da comunicação técnica entre os servidores, esta ocorrerá sim de forma mais rápida se for entre os servidores do próprio departamento (intra), pois todos conhecem o mesmo vocabulário, jargões, etc. Se for entre os servidores da organização como um todo (extra), a comunicação não ocorre de forma mais rápida. O mesmo acontece com a questão E, dada como correta. Se for entre dentro do departamento, o relacionamento entre os servidores ocorre sim de maneira mais harmônica. Se for fora do departamento, não.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo