A concordância verbal está correta, EXCETO em:
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (6)
- Comentários (17)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
O tema central desta questão é a concordância verbal. Trata-se da relação que o verbo estabelece com o sujeito da oração, concordando em número e pessoa. Para resolver questões desse tipo, é necessário ter conhecimentos sobre as regras gerais de concordância verbal e suas exceções.
A questão pede para identificar a frase em que a concordância verbal está incorreta, destacada pela palavra EXCETO. Assim, precisamos analisar cada alternativa para verificar a correção da concordância entre sujeito e verbo.
A alternativa correta é a B - Fazem dez anos que não o vejo.
Justificativa:
B - Fazem dez anos que não o vejo.
Na frase, a expressão de tempo "dez anos" é um sujeito que transmite ideia de tempo decorrido. Nesses casos, o verbo "fazer" deve ser usado no singular. Portanto, a concordância correta seria: "Faz dez anos que não o vejo."
Análise das alternativas incorretas:
A - Foi ele quem perdeu a carteira ontem.
O verbo "foi" está corretamente no singular, concordando com o sujeito "ele". Não há erro de concordância aqui.
C - Mais de um jogador foi expulso no último domingo.
A expressão "mais de um" pode parecer plural, mas se refere a um sujeito singular. O verbo "foi" está correto no singular.
D - Houve diversas reclamações sobre o assunto.
O verbo "haver", quando usado no sentido de existir, é impessoal e sempre conjugado na terceira pessoa do singular. Logo, "houve" está correto.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
O verbo fazer no sentido temporal, de tempo decorrido ou de fenômenos atmosféricos é impessoal.
O certo seria: Faz dez anos que não o vejo.
verbo FAZER e impessoal .... certo seria FAZ ....
Gabarito: B
a) Foi ele quem perdeu a carteira ontem. - Regra: Quando precedido de QUEM, o verbo pode ficar na 3a pessoa do singular ou concordar com o pronome (nesse caso, é a 3a pessoa do singular mesmo). - FRASE CORRETA.
b) Fazem dez anos que não o vejo. - Regra: o verbo fazer, quando indica tempo, é impessoal e fica no singular. - FRASE ERRADA.
c) Mais de um jogador foi expulso no último domingo. - Regra: Mais de um ... - o verbo concorda com o numeral, portanto fica no singular. - FRASE CORRETA.
d) Houve diversas reclamações sobre o assunto. - Regra: verbo "haver" no sentido de "existir" é impessoal e fica no singular. - FRASE CORRETA.
o verbo fazer, quando indica tempo, é impessoal e fica no singular.
a)Foi ele quem perdeu a carteira ontem.( O verbo concorda com o sujeito)
b)Fazem dez anos que não o vejo.( verbo fazer como tempo transcorrido é impessoal)
c)Mais de um jogador foi expulso no último domingo.( pronome coletivo aceita plurar e singular)
d)Houve diversas reclamações sobre o assunto.( haver em sentido de existir é impessoal)
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo