Veja a figura esquemática a seguir:Fonte de imagem: Folder E...
Veja a figura esquemática a seguir:
Fonte de imagem: Folder Educativo Programa Melhor em Casa Ribeirão Preto - SP - disponível em https://www.ribeiraopreto.sp.gov.br/portal/pdf/saude24b202104.pdf
Considerando a inserção e fixação corretas do sistema de sondagem vesical de demora, marque a alternativa que descreve medidas de prevenção de infecção do trato urinário:
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A) Incorreta- A alternativa propõe que não há necessidade de se fazer antissepsia no dispositivo da sonda com álcool 70%, pois ela já foi inserida com técnica asséptica, estando incorreta, a higiene íntima pode ser realizada durante o banho, com água corrente e sabão neutro, cuidando para não puxar e movimentar a sonda, especialmente nos casos de pacientes que tomam banho no chuveiro. Nos pacientes acamados a higiene íntima deve ser realizada a cada troca de fralda. Orienta-se retirar a fralda e com cuidado a fixação da sonda; Não tracionar a sonda. Limpar de forma delicada a região genital com água e sabão;
B) Incorreta- A alternativa propõe que para coletar amostra de urina, pode ser utilizada a urina contida na bolsa coletora, estando incorreta, para exame de urina, coletar pequena amostra através de aspiração de urina com agulha estéril após desinfecção do dispositivo de coleta, levar a amostra imediatamente ao laboratório.
C) Correta - A infecção do trato urinário - ITU é uma das causas prevalentes de IRAS de grande potencial preventivo, visto que a maioria está relacionada à cateterização vesical. São orientações de como desprezar urina da bolsa coletora: Esvaziar a bolsa coletora sempre que ela estiver 2/3 cheia, utilizar recipiente para descarte de urina (pode ser uma jarra ou uma comadre utilizados apenas para esse fim). Posicionar o recipiente abaixo da bolsa coletora e abrir a válvula, deixando a urina escorrer para o recipiente (não encoste a ponta da bolsa no recipiente). Após o esvaziamento da bolsa, fechar a válvula. Desprezar urina contida no recipiente em vaso sanitário e dar descarga. Higienizar o recipiente de descarte de urina com água e sabão, e deixar secar.
D) Incorreta- A alternativa propõe que é possível coletar amostra de urina do sistema para urocultura, sempre que necessário, estando incorreta, para exame de urina, orienta-se coletar pequena amostra através de aspiração de urina com agulha estéril após desinfecção do dispositivo de coleta.
E) Incorreta- A alternativa propõe que é preconizado que o paciente fique, no mínimo, 30 dias com o sistema vesical instalado, estando incorreta, conforme Guia da Anvisa 2017, Medidas de Prevenção de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde, orienta-se implantar visita diária com médico e enfermeiro revisando a necessidade da manutenção do cateter.
Gabarito: Letra C
Brasil. Agência Nacional de Vigilância Sanitária Medidas de Prevenção de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde. Brasília: Anvisa, 2017
Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto. MANUTENÇÃO DA SONDA VESICAL DE DEMORA. Disponível em: https://www.ribeiraopreto.sp.gov.br/portal/pdf/saude24b202104.pdf.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
C
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo