Com uma proposta moderna e lúdica, muitos docentes têm recor...
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Ano: 2024
Banca:
IF-ES
Órgão:
IF-ES
Prova:
IF-ES - 2024 - IF-ES - Professor EBTT - Tecnologias Educacionais e Educação a Distância |
Q3029280
Sistemas de Informação
Com uma proposta moderna e lúdica, muitos docentes têm recorrido a atividades de
gamificação em suas disciplinas. Quando falamos de ensino a distância e da plataforma
Moodle, existem diversas ferramentas acopláveis capazes de estabelecer pontuações
associadas às atividades inseridas no ambiente. Assinale com V (VERDADEIRO) ou com
F (FALSO) as afirmações feitas sobre aplicação de gamificação no Moodle:
( ) A simples implantação do Level Up! no Moodle, ou de qualquer outra ferramenta de gamificação, é suficiente para que esse trabalho surta efeito, gerando mais benefícios do que problemas. Não é preciso que a disciplina seja planejada de modo a considerar a gamificação.
( ) Com a incorporação da gamificação em uma disciplina, não há mais necessidade de feedback, pois isso não fará com que o processo de ganho de pontos seja motivante para os alunos. Nos jogos, o retorno deve ser esporádico, para que se mantenha o engajamento.
( ) O plugin Level UP, quando instalado no Moodle, disponibiliza recursos que permitem usar elementos de gamificação, tais como pontos, emblemas e quadro de líderes, tríade conhecida como PBL (points, badges, leaderboards).
( ) Algumas ferramentas de gamificação utilizam uma barra de progresso e passagens de nível como meio de motivação. A barra de progresso é uma ferramenta simples e muito usada em gamificação, pois causa a sensação de se estar progredindo, perto de completar alguma tarefa que trará uma recompensa.
( ) Pode parecer tolo que um desenho na tela, como a barra de progresso, tenha o efeito da sensação de se estar progredindo, mas, psicologicamente, a recompensa e o reconhecimento causam satisfação ao ser humano e o motivam a continuar o processo.
Assinale a alternativa com a sequência CORRETA, de cima para baixo:
( ) A simples implantação do Level Up! no Moodle, ou de qualquer outra ferramenta de gamificação, é suficiente para que esse trabalho surta efeito, gerando mais benefícios do que problemas. Não é preciso que a disciplina seja planejada de modo a considerar a gamificação.
( ) Com a incorporação da gamificação em uma disciplina, não há mais necessidade de feedback, pois isso não fará com que o processo de ganho de pontos seja motivante para os alunos. Nos jogos, o retorno deve ser esporádico, para que se mantenha o engajamento.
( ) O plugin Level UP, quando instalado no Moodle, disponibiliza recursos que permitem usar elementos de gamificação, tais como pontos, emblemas e quadro de líderes, tríade conhecida como PBL (points, badges, leaderboards).
( ) Algumas ferramentas de gamificação utilizam uma barra de progresso e passagens de nível como meio de motivação. A barra de progresso é uma ferramenta simples e muito usada em gamificação, pois causa a sensação de se estar progredindo, perto de completar alguma tarefa que trará uma recompensa.
( ) Pode parecer tolo que um desenho na tela, como a barra de progresso, tenha o efeito da sensação de se estar progredindo, mas, psicologicamente, a recompensa e o reconhecimento causam satisfação ao ser humano e o motivam a continuar o processo.
Assinale a alternativa com a sequência CORRETA, de cima para baixo: