O homem não é o único animal...... que constrói casa, mas é ...
... que constrói casa, mas é o único animal que precisa de fechadura ... que foge dos outros, mas é o único que chama de retirada estratégica ... que se ajoelha, mas é o único que faz isto voluntariamente ... que trai, polui a aterroriza, mas é o único que se justifica depois ... que engole sapo, mas é o único que não faz isso pelo valor nutricional ... que faz sexo, mas é o único que precisa de manual de instruções. **Luis Fernando Verissimo (** Poesia numa hora dessas?. Porto Alegre: L&PM. p.19)
Sobre a parta gramatical do poema, analise com atenção as afirmativas seguintes:
I. “Constrói” é uma palavra oxítona, porém acentuada pela regra dos ditongos orais abertos. II. Com a Nova Ortografia da Língua Portuguesa, a palavra “constrói” não sofre alteração, não perdendo, portanto, o acento gráfico. III. O pronome relativo QUE, no início de cada verso, exerce a função sintática de sujeito. IV. A conjunção MAS, que estabelece a coesão do texto, tem sentido de oposição. V. A conjunção MAS é classificada como Coordenativa Sindética Adversativa.
Agora, assinale a alternativa que contém a resposta CORRETA:
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (13)
- Comentários (2)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a E - Todas as afirmativas estão corretas.
Vamos analisar cada afirmativa, explicando por que todas estão corretas:
I. “Constrói” é uma palavra oxítona, porém acentuada pela regra dos ditongos orais abertos.
A palavra "constrói" é uma oxítona, pois a sílaba tônica é a última ("trói"). Ela é acentuada porque termina em ditongo oral aberto ("ói"), conforme a regra de acentuação gráfica da língua portuguesa. Portanto, essa afirmativa está correta.
II. Com a Nova Ortografia da Língua Portuguesa, a palavra “constrói” não sofre alteração, não perdendo, portanto, o acento gráfico.
A Nova Ortografia, que entrou em vigor em 2009, não alterou a regra de acentuação para palavras como "constrói". O acento gráfico continua a ser usado para indicar o ditongo oral aberto. Assim, esta afirmativa está correta.
III. O pronome relativo QUE, no início de cada verso, exerce a função sintática de sujeito.
Neste contexto, o pronome relativo "que" retoma e representa um antecedente omisso, funcionando como sujeito das orações subordinadas. Portanto, a afirmativa está correta.
IV. A conjunção MAS, que estabelece a coesão do texto, tem sentido de oposição.
A conjunção "mas" é usada para introduzir uma ideia que é contrária ou oposta à apresentada anteriormente, o que caracteriza o sentido de oposição. Portanto, esta afirmativa está correta.
V. A conjunção MAS é classificada como Coordenativa Sindética Adversativa.
A conjunção "mas" é uma conjunção coordenativa sindética adversativa, pois estabelece uma relação de contraste ou oposição entre duas orações coordenadas. Esta afirmativa também está correta.
Observando a análise das afirmativas, todas elas estão corretas, justificando a escolha da alternativa E.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito E
As orações coordenadas sindéticas adversativas são aquelas que transmitem uma ideia de oposição ou de contraste. Os conectivos que coordenam as orações adversativas são: e, mas, contudo, todavia, porém, no entanto, ainda, assim, senão, etc.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo