O direito ao serviço gratuito de saúde é garantido apenas ao...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q168298 Direito Constitucional
Acerca do direito constitucional e do direito administrativo
relativamente à saúde, julgue os itens seguintes.

O direito ao serviço gratuito de saúde é garantido apenas aos cidadãos brasileiros que contribuem regularmente para a seguridade social.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta para a questão apresentada é E - errado.

Vamos entender o motivo:

O tema central da questão é o direito à saúde no contexto do direito constitucional brasileiro. A questão aborda se o serviço gratuito de saúde é condicionado à contribuição para a seguridade social.

De acordo com a Constituição Federal de 1988, a saúde é um direito de todos e dever do Estado, conforme disposto no artigo 196:

"A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação."

Com base nesse artigo, fica claro que o acesso aos serviços de saúde é universal e igualitário, não sendo restrito apenas aos cidadãos que contribuem para a seguridade social. Portanto, a afirmação de que o direito ao serviço gratuito de saúde é garantido apenas aos que contribuem para a seguridade social é incorreta.

Além disso, o Sistema Único de Saúde (SUS), regulamentado pela Lei nº 8.080/1990, reforça o princípio da universalidade no atendimento à saúde, assegurando que todos, independentemente de contribuição, tenham direito ao atendimento gratuito.

Portanto, o enunciado da questão está errado porque contradiz o princípio constitucional de universalidade do acesso à saúde.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Saúde é para todos!
O Direito à saúde é parte de um conjunto de direitos chamados de direitos sociais, que têm como inspiração o valor da igualdade entre as pessoas. No Brasil este direito apenas foi reconhecido na Constituição Federal de 1988, antes disso o Estado apenas oferecia atendimento à saúde para trabalhadores com carteira assinada e suas famílias, as outras pessoas tinham acesso a estes serviços como um favor e não como um direito. Durante a Constituinte de 1988 as responsabilidades do Estado são repensadas e promover a saúde de todos passa a ser seu dever:
   “A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para a promoção, proteção e recuperação”.Constituição Federal de 1988, artigo 196.
 
O artigo 194 da CF/88 enumera as áreas da seguridade social, quais sejam: saúde, assistência social e previdência social. Dessas, apenas a previdência social tem caráter contributivo. Contributividade, nas palavras do doutrinador previdenciário Ivan Kertzman, significa que para ter direito a qualquer benefício previdenciário, é necessário enquadrar-se na condição de segurado, devendo contribuir para a manutenção do sistema previdenciário.
Por outro lado, o acesso à saúde independe de pagamento e é irrestrito, de forma que estrangeiros residentes no país e também pessoas ricas poderão utilizar o serviço público de saúde.
A CF estabelece a saúde como direito social, direito de toda a sociedade, e até determina como obrigação do estado garantir este direito, responder pela assistência à saúde da população.
A Saúde e a Assistência social, ao contrário da Previdência, não possue caráter contributivo, ou seja, não requer contribuição direta para ser utilizada.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo