A ansiedade do paciente que será submetido a procedimentos o...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1248322 Odontologia
A ansiedade do paciente que será submetido a procedimentos odontológicos é bastante comum e na maioria dos casos não requer terapia medicamentosa, sendo o comportamento do profissional suficiente para o desfecho positivo para os casos de medo e ansiedade. No entanto, para aqueles pacientes mais temerosos, a utilização de agentes farmacológicos serão necessários. Para este tipo de prescrição, se faz necessário:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a A - Notificação de receita do tipo B, na cor azul.

Vamos entender melhor o contexto desta questão. A ansiedade é uma condição bastante comum entre pacientes que serão submetidos a procedimentos odontológicos. Muitas vezes, o próprio comportamento do profissional pode ser suficiente para lidar com essa ansiedade. No entanto, em casos mais extremos, pode ser necessário recorrer a medicamentos ansiolíticos para tranquilizar o paciente antes do tratamento.

No Brasil, a prescrição de medicamentos é regulamentada e exige que determinadas classes de medicamentos sejam prescritas com um tipo específico de notificação de receita. Os medicamentos ansiolíticos, que são frequentemente utilizados em odontologia para controlar a ansiedade extrema, geralmente requerem uma notificação de receita do tipo B, que é impressa em papel de cor azul.

Agora, vamos analisar as alternativas:

  • Alternativa A - Notificação de receita do tipo B, na cor azul: Esta é a alternativa correta, pois se refere ao tipo de prescrição exigido para a maioria dos ansiolíticos, como benzodiazepínicos, que são utilizados para controlar a ansiedade de pacientes em contexto odontológico.
  • Alternativa B - Notificação de receita do tipo A, de cor amarela: Esta alternativa está incorreta. A notificação do tipo A, de cor amarela, é destinada a medicamentos de controle mais rigoroso, como entorpecentes.
  • Alternativa C - Notificação de receita do tipo C, de cor branca: Esta notificação é para medicamentos sujeitos a controle especial, mas que não se enquadram nas categorias de controle mais rígido, como os dos tipos A e B. Não é adequada para ansiolíticos.
  • Alternativa D - Receituário simples em duas vias ou via carbonada: Esta prescrição é usada para medicamentos que não exigem controle especial, o que não inclui os ansiolíticos utilizados em odontologia para casos de ansiedade extrema.

Compreender o tipo de notificação necessário para a prescrição de medicamentos é fundamental para garantir a legalidade e a segurança no tratamento dos pacientes. Espero que esta explicação tenha sido clara e elucidativa.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Tipos de Receitas

Notificação de receita “A” (amarela) entorpecentes das listas A1 e A2 (morfina e derivados) e psicotrópicos da lista A3 (anfetaminas e derivados). Exclusivo da área médica.

Notificação de receita “B” (azul) – substâncias psicotrópicas da lista B1 (Benzodiazepínicos, Fenobarbital)

Notificação de receita “B2” (azul) – substâncias psicotrópicas anorexígenas, que estão incluídas na lista B2 (derivados das anfetaminas). Exclusivo da área médica

Notificação de receita especial (branca) – substâncias retinóicas, imunossupressoras ou anabolizantes das listas C2, C3 e C5, respectivamente. Exclusivo da área médica

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo