Com relação ao programa de gerenciamento de riscos ocupacio...
Por padrão, a monitoração da exposição ocupacional ao chumbo tetraetila é feita por meio da dosagem sanguínea de chumbo.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A questão se baseia na NR7 (Programa de controle médico de saúde ocupacional - PCMSO), focando no Anexo I (Monitoração da exposição ocupacional a agentes químicos).
O texto afirma que a monitoração da exposição ocupacional ao chumbo tetraetila é feita por meio da dosagem sanguínea de chumbo, esta afirmação está errada.
Para a monitoração da exposição ocupacional da substância Chumbo tetraetila é necessário fazer a monitorização do indicador biológico de exposição excessiva (IBE/EE) através do chumbo na urina, ao invés do indicador de chumbo no sangue, este tipo de indicador biológico serve para avaliar a absorção dos agentes por todas as vias de exposição e indicam, quando alterados, após descartadas outras causas não ocupacionais que justifiquem o achado, a possibilidade de exposição acima dos limites de exposição ocupacional.
O Chumbo no sangue é um indicador biológico de exposição com significado clínico (IBE/SC), utilizado para monitorar o Chumbo e seus compostos inorgânicos, sendo capaz de evidenciar as disfunções orgânicas e efeitos adversos à saúde provocadas pelo Chumbo e seus compostos inorgânicos.
Gabarito do Professor: ERRADOClique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Errado. O item está em desacordo com a Norma Regulamentadora nº 7, que estabelece os parâmetros mínimos e diretrizes gerais para a avaliação e o controle da exposição ocupacional ao chumbo. Segundo o item 7.4.3.5.1 da NR-7, a monitoração biológica da exposição ocupacional ao chumbo deve ser feita por meio da dosagem de protoporfirina livre eritrocitária (FEP) e de chumbo no sangue (Pb-S). A dosagem de chumbo no sangue é o método mais sensível para avaliar a exposição ao chumbo, pois reflete a quantidade de chumbo absorvida pelo organismo. A dosagem de FEP é um indicador da inibição da síntese do heme causada pelo chumbo, que interfere na produção de hemoglobina e pode levar à anemia. Esses dois parâmetros devem ser avaliados periodicamente nos trabalhadores expostos ao chumbo, conforme os critérios estabelecidos na NR-7.
Acordo NR-7, Anexo I - Análise de Chumbo Tetraetila através de verificação de chumbo na urina.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo