Uma das razões que fazem da cidade um lugar especialmente pr...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q411836 Sociologia
Uma das razões que fazem da cidade um lugar especialmente propício ao estudo das instituições e da vida social em geral é que, nas condições da vida urbana, as instituições se desenvolvem diante dos nossos olhos: os processos de seu desenvolvimento são acessíveis à observação e, definitivamente, à experimentação.

R. E. Park. A cidade como laboratório social, 1929 apud
Charles-Henry Cuin; François Gresle. História da Sociologia.
São Paulo: Ensaio, 1994. p.192. (com adaptações).

Considerando as teorias, os métodos e as técnicas da sociologia urbana, julgue os itens de 77 a 81.

Diferenciação social e estratificação social são conceitos equivalentes que explicam a existência da diversidade de grupos em uma mesma sociedade.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é Errado (E).

A questão aborda conceitos fundamentais da Sociologia Urbana, especialmente a diferenciação social e a estratificação social. Vamos entender esses termos mais detalhadamente.

Diferenciação social: este conceito refere-se ao processo pelo qual uma sociedade se divide em diferentes roles, atividades ou status, sem implicar necessariamente hierarquia. A diferenciação se manifesta em várias esferas da vida social, como a divisão do trabalho, as múltiplas identidades culturais, e a variação de funções sociais. É a existência de diversas funções e papéis que as pessoas desempenham.

Estratificação social: por outro lado, a estratificação social é a divisão da sociedade em camadas hierarquizadas. Esse conceito envolve a distribuição desigual de recursos e privilégios entre os diferentes estratos sociais. As pessoas são classificadas em diferentes categorias que estão em uma ordem de prestígio, renda, poder e status.

A questão pede para julgar a equivalência entre diferenciação social e estratificação social, sugerindo que ambos os conceitos explicam a diversidade de grupos em uma sociedade.

A alternativa está ERRADA porque:

  • Diferenciação social e estratificação social não são conceitos equivalentes. Enquanto a diferenciação social trata da diversidade de funções e papéis sem implicar hierarquia, a estratificação social aborda a hierarquia e a distribuição desigual de recursos e status.
  • A diversidade de grupos numa sociedade pode ser explicada por ambos os conceitos, mas eles têm implicações diferentes. A diferenciação social explica a diversidade em termos funcionais e culturais, enquanto a estratificação social explica a diversidade em termos de desigualdade e hierarquia.

Esses conceitos são essenciais para entender a dinâmica social nas cidades, onde a observação direta das interações sociais e das instituições facilita a análise sociológica, como sugerido por R. E. Park no texto citado.

Espero que essa explicação tenha esclarecido suas dúvidas. Se precisar de mais detalhes sobre algum ponto específico, sinta-se à vontade para perguntar!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo