A gravidez ectópica ocorre quando o ovo se implanta fora do ...
A gravidez ectópica ocorre quando o ovo se implanta fora do útero, sendo sinônimo de gravidez extrauterina (tubária, ovariana, abdominal). A incidência da gravidez ectópica é de 1,5 a 2% das gestações, e é uma patologia que ameaça a vida da paciente. A gravidez tubária representa > 95% das ectópicas (REZENDE, 2017). A respeito dos fatores de risco para gravidez ectópica, assinale a alternativa CORRETA.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (10)
- Comentários (0)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Vamos analisar a questão sobre gravidez ectópica, um tema relevante para a prática de enfermagem, especialmente na saúde da mulher. A gravidez ectópica ocorre quando o ovo se implanta fora do útero, o que pode acontecer nas trompas de falópio, ovários ou cavidade abdominal. Este é um quadro que pode ser perigoso e requer diagnóstico e tratamento rápidos.
Alternativa Correta: A - História de cervicite por clamídia ou gonococo.
Agora, vamos entender por que essa é a alternativa correta e por que as outras estão incorretas.
**História de cervicite por clamídia ou gonococo (Alternativa A)**:
O fator de risco mencionado é uma infecção pélvica prévia, como cervicite por clamídia ou gonococo. Essas infecções podem causar inflamação e cicatrização das trompas de falópio, aumentando a probabilidade de uma implantação ectópica. Este é um fator de risco bem documentado na literatura médica.
Alternativas Incorretas:
B - Incompatibilidade sanguínea maternofetal:
Este fator não está relacionado ao risco de gravidez ectópica. A incompatibilidade sanguínea, como Rh incompatível, pode causar problemas como a doença hemolítica do recém-nascido, mas não afeta a localização da implantação do ovo.
C - Uso atual de contraceptivos hormonais:
O uso de contraceptivos hormonais, em geral, reduz a chance de gravidez, incluindo ectópica, pois evita a ovulação e a fertilização. Portanto, não é um fator de risco para gravidez ectópica.
D - Aloimunização materna:
Aloimunização materna refere-se à sensibilização da mãe a antígenos fetais, geralmente relacionados ao sistema sanguíneo Rh. Como a alternativa B, isso não tem relação com a localização da implantação do ovo e, portanto, não é um fator de risco para gravidez ectópica.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo