“A crise econômica mundial causada pela quebra da Bolsa de ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3108091 História
“A crise econômica mundial causada pela quebra da Bolsa de Valores de Nova York, em 1929, a insatisfação militar com os sucessivos governos civis e a morte de João Pessoa serviram como estopim para a formação de uma junta governamental que desconsiderou as eleições e formou um novo governo. Esse movimento se efetivou em novembro de 1930, quando Júlio Prestes foi deposto e o poder foi passado a Getúlio, o que pôs fim à chamada República Velha e iniciou a Era Vargas.
A Era Vargas compreende três períodos: o Governo Provisório (1930-1934), o Governo Constitucional (1934-1937) e o Estado Novo (1937-1945).
Com a Revolução de 1930, Vargas implementou transformações significativas por meio de políticas públicas que visavam atender a nova configuração do país e do ser social brasileiro”.
Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/23/39/eravargas-e-a-educacao-um-estudo-do-contexto-historico-epolitico-dos-avancos-educacionais-da-epoca. Acesso em: 23 nov. 2024 (Com adaptação).

Dentre as principais políticas adotadas por Getúlio Vargas nesse contexto histórico, merecem destaque, EXCETO
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

D

Durante a Era Vargas, o governo promoveu a centralização e o controle sobre os sindicatos, não permitindo a livre filiação sindical. Vargas instituiu o modelo de sindicatos atrelados ao Estado, conhecidos como sindicatos oficiais, que só podiam funcionar com a autorização do Ministério do Trabalho. Essa política fazia parte da estratégia de controle e repressão dos movimentos operários e sindicalistas independentes, como os de orientação comunista e anarquista.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo