O gráfico acima mostra os efeitos da tolerância e da sensibi...
O perfil de toxicidade e o de letalidade de certas drogas nem sempre se deslocam da mesma forma ou no mesmo grau que o perfil terapêutico, o que explica o maior risco de superdosagem letal quando há tolerância.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
CERTO
A tolerância (LINHA CONTROLE DESLOCADA PARA A DIREITA) refere-se à diminuição do efeito de uma droga com o uso contínuo. A primeira administração de uma droga produz uma curva de dose resposta característica; após administração repetida da mesma droga, porém, a curva de dose resposta desvia-se para a direita, pois são necessárias doses maiores para produzir a mesma resposta. O perfil de toxicidade e o perfil de letalidade da droga nem sempre se deslocam da mesma forma ou no mesmo grau que o perfil terapêutico, de modo que administrações repetidas podem reduzir o índice terapêutico.
O efeito oposto, denominado sensibilização (também chamado de tolerância inversa), LINHA CONTROLE DESLOCADA PARA A ESQUERDA, refere-se a um desvio da curva de dose-resposta para a esquerda, de modo que a administração repetida de uma droga provoca um maior efeito de determinada dose ou há necessidade de uma dose menor para obter o mesmo efeito. É interessante notar que pode haver tolerância e sensibilidade simultâneas a uma droga.
FONTE: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/3319241/mod_resource/content/1/Farmacologia%20da%20dependencia%20e%20abuso%20%20de%20drogas.pdf
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo