A sintaxe é um dos níveis que integra o sentido e o encadeam...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2274164 Português
Com base no Texto a seguir, publicado no Jornal da USP, em 07/03/2023, responda à questão.


Na educação, o ChatGPT não estimula o pensamento crítico

Rogério de Almeida diz que a ferramenta é capaz de organizar os dados de forma coerente, mas é incapaz de um pensamento crítico

[...]

    O professor brinca e pergunta para o chatbot como ele vê a questão da principal preocupação dos acadêmicos com o chat. O próprio ChatGPT pontua cinco questões: a primeira seria a existência de um viés, mediado pelos algoritmos, que pode reproduzir preconceitos; a segunda, ética, do ponto de vista de como o chat seria utilizado; a terceira, sobre a privacidade, já que ele funciona com o uso de diversos dados; a quarta, seria a do controle, pois ele é imprevisível e se deve prezar pelo bem-estar das pessoas; quinto, a transparência de como essa ferramenta funciona.
    Porém, o especialista não segue a linha de raciocínio dessa inteligência artificial: “Eu vou por outro caminho. O que eu acho que ele nos coloca é uma questão muito interessante daquilo que nós consideramos humano. Porque, de certa forma, a inteligência artificial aprende conosco, ela é treinada com os textos que nós produzimos. Isso nos coloca em xeque em relação à criatividade e ao pensamento crítico”.
     [...]
     “Quando a gente pede uma redação, um trabalho escrito, o que o professor espera do aluno: que ele reflita, pense e crie ou meramente se adapte a um certo modelo?”, questiona Almeida. Na área pedagógica, a construção e o investimento no pensamento crítico, que, diferentemente das máquinas, são característicos do ser humano, devem ser priorizados.
     O professor ainda acrescenta que o banco de dados dos chatbots é baseado nos conteúdos on-line, ou seja, é constantemente alimentado por criações humanas. Assim, a criticidade também é importante para evitar a disseminação de informações errôneas, que podem influenciar, além de tudo, na educação: “Aquilo que a gente criar de novo vai reabilitá-la, de modo que ela vai devolver isso para nós. A tendência é que esses robôs que estimulam a linguagem humana fiquem cada vez mais aperfeiçoados. Mas, se nós, humanos, produzimos notícias falsas intencionalmente, a gente não tem como saber o que o chat vai fazer. Ele não tem uma vontade própria e ele aprende com essas informações”, diz o professor.

(Adaptado).
A sintaxe é um dos níveis que integra o sentido e o encadeamento linguístico-discursivo de um texto. Analise o emprego da pontuação nas ocorrências abaixo:

Quando a gente pede uma redação, um trabalho escrito, o que o professor espera do aluno: que ele reflita, pense e crie ou meramente se adapte a um certo modelo?

Assinale a alternativa que traz a explicação sobre o emprego das vírgulas na ordem CORRETA:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A questão exige conhecimentos de sintaxe e interpretação textual.


Analisemos, primeiramente, o trecho destacado:


“Quando a gente pede uma redação, um trabalho escrito, o que o professor espera do aluno: que ele reflita, pense e crie ou meramente se adapte a um certo modelo?”


  • A primeira vírgula está servindo para isolar um termo explicativo (“um trabalho escrito”), fazendo referência a “redação”;
  • A segunda vírgula está sendo utilizada para isolar toda a oração adverbial, tendo em vista que ela está deslocada da ordem direta da frase, na qual deveria estar no final. A oração adverbial é “Quando a gente pede uma redação, um trabalho escrito”;
  • A terceira vírgula está dentro de uma enumeração, separando itens de mesmo valor sintático.


A) INCORRETA. “Um trabalho escrito” ainda constitui a oração adverbial, de modo que atua enquanto um termo explicativo dentro dela. Assim, não é possível que a primeira vírgula separe a oração adverbial, uma vez que não inclui o termo explicativo, e o termo explicativo é separado pela primeira vírgula, e não pela segunda.


B) INCORRETA. A segunda vírgula separa uma oração com valor de advérbio, mas a terceira não cumpre função de intercalar conectivo.


C) CORRETA. Conforme analisado no início do comentário, a alternativa C apresenta corretamente a função de todas as vírgulas do trecho.


D) INCORRETA. As vírgulas aplicadas ao trecho cumprem funções diversas às apresentadas pela alternativa, conforme apresentado na análise inicial do comentário.


E) INCORRETA. “Um trabalho escrito” ainda constitui a oração adverbial, de modo que atua enquanto um termo explicativo dentro dela. Assim, não é possível que a primeira vírgula separe a oração adverbial, uma vez que não inclui o termo explicativo, e o termo explicativo é separado pela primeira vírgula, e não pela segunda. Além disso, não existe a classificação de oração conjuntiva.


Gabarito: Letra C


Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Não concordo com esse gabarito. Na minha visão, a primeira vírgula separa a oração adverbial temporal.

Segundo a ordem, a alternativa C não está correta.

1° - Oração adverbial temporal

2° Aposto explicativo

3° Oração subordinada substantiva apositiva

Errei também kkkkkk.... marquei rápido a A e não analisei direito kkkk ..... mas ....

Quando a gente pede uma redação, um trabalho escrito, o que o professor espera do aluno: que ele reflita, pense e crie ou meramente se adapte a um certo modelo?

Quem espera, espera algo ou alguém... logo ... VTD, ENTÃO TEMOS OBJETO DIRETO... (o prof. espera do aluno isso.) sujeito, verbo, Obj. Direto ....

então o correto seria Oração Subordinada Objetiva Direta.... e não subjetiva....

Logo, Gab. C

Penso que seja por isso.... Se tiver errado, por favor, avisem...

TÁ arriscado até na calça o cara cagar!

Só analisei a última vírgula.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo