Considerando o fragmento de texto acima, obtido da bula de u...
Para diminuir a secreção ácida das células tubulares gástricas, aliviando os sintomas de úlceras pépticas, devem ser utilizados anti-histamínicos com atividade antagonista seletiva dos receptores H1 periféricos.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Vamos analisar a questão. O tema central é o uso de anti-histamínicos, especificamente a fexofenadina, que é um antagonista seletivo dos receptores H1 periféricos. Para compreender a questão, é necessário entender a diferença entre os receptores H1 e H2 e suas funções no organismo.
Os receptores H1 estão relacionados a processos alérgicos, como coceira, espirros e erupções cutâneas. Os anti-histamínicos que atuam nesse receptor são usados para tratar reações alérgicas. Já os receptores H2 estão envolvidos na secreção de ácido gástrico no estômago. Medicamentos que antagonizam esses receptores são usados para tratar úlceras pépticas e refluxo gastroesofágico.
A alternativa apresentada na questão é a seguinte:
"Para diminuir a secreção ácida das células tubulares gástricas, aliviando os sintomas de úlceras pépticas, devem ser utilizados anti-histamínicos com atividade antagonista seletiva dos receptores H1 periféricos."
Com base no que discutimos, a afirmação é errada. Para tratar úlceras pépticas, seriam necessários anti-histamínicos que atuam nos receptores H2, não nos receptores H1. Portanto, a utilização de um antagonista seletivo dos receptores H1, como a fexofenadina, não aliviaria os sintomas de úlceras pépticas.
Resumindo, a alternativa correta é 'Errado' porque o medicamento mencionado (fexofenadina) não atua nos receptores responsáveis pela secreção ácida gástrica.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
receptores H2
ERRADO
Os antagonistas dos receptores H2 inibem, de modo reversível e competitivo, a ligação da histamina e, deste modo ocorre uma inibição da secreção de ácido gástrico. Ainda que de forma indirecta, estas moléculas diminuem também a secreção ácida induzida pela acetilcolina e pela gastrina. Existem quatro antagonistas dos receptores H2: cimetidina, ranitidina, famotidina e a nizatidina. A estrutura destas moléculas difere dos anti-histamínicos H1 visto que contêm um anel imidazol intacto e uma cadeia lateral sem carga.
FONTE: https://bdigital.ufp.pt/bitstream/10284/3739/1/ANA%20LEONOR%20NETO%20PINTO%2C%2018329.pdf
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo