Considere o seguinte texto, acerca de um procedimento de bac...
Este procedimento é feito após o backup completo e realiza apenas backups dos arquivos já alterados em sua primeira execução. Na segunda realização, ele faz o armazenamento dos documentos que foram alterados após o último backup completo, mais os arquivos modificados depois do primeiro backup deste procedimento. Já na terceira execução, realiza o backup dos arquivos alterados do primeiro e segundo armazenamento, mais os arquivos mudados depois da segunda execução. A restauração de um backup deste tipo considera o último backup completo e o último procedimento realizado.
O procedimento de backup descrito no texto acima é o
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (3)
- Comentários (5)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Vejamos:
A – Incorreta – Um backup espelho é uma cópia idêntica dos dados originais, na qual qualquer dado excluído também é removido do backup. Isso não fornece versões anteriores de arquivos, mas garante que o backup corresponda exatamente aos dados originais no momento do backup.
B – Correta – Isso mesmo! O Backup do tipo Diferencial é acumulativo, pois cria cópia somente de arquivos novos ou alterados desde o último backup completo. Embora consuma mais espaço de armazenamento do que os backups incrementais, ele é mais rápido de ser restaurado. Para restaurar dados a partir de um backup diferencial, é necessário ter o último backup completo e o backup diferencial mais recente.
C – Incorreta - Os Backups incrementais armazenam apenas os dados que mudaram ou foram criados desde o último backup, seja ele um backup completo ou um backup incremental. Isso torna os backups incrementais mais eficientes em termos de armazenamento e mais rápidos de serem criados. No entanto, a restauração de dados pode exigir vários backups incrementais, juntamente com o último backup completo.
D – Incorreta – Um Backup Delta captura e armazena apenas os dados que mudaram desde o último backup, reduzindo o espaço de armazenamento e o tempo de backup. É eficiente para backups frequentes e restaurações mais rápidas. Múltiplos backups Delta podem ser usados em uma cadeia de backup.
E – Incorreta – Backup Completo: Este tipo de backup consiste em criar uma cópia integral de todos os dados selecionados em um momento específico. Isso inclui todos os arquivos e pastas. Os backups completos garantem uma restauração completa dos dados, mas podem ser demorados e exigir mais espaço de armazenamento.
Fonte: Silberschatz, Abraham; Galvin, Peter Baer e Gagne, Greg; Fundamentos de sistemas operacionais; 9ª ed. pág. 640
Gabarito do professor: alternativa B
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Letra B
Um backup diferencial é baseado no backup de dados completo anterior mais recente. Um backup diferencial captura apenas os dados que foram alterados desde o backup completo. O backup completo no qual um backup diferencial se baseia é conhecido como a base do diferencial.
Backup Completo: copia todos arquivos.
Backup Diferencial: copia somente arquivos modificados/criados após último backup completo.
Backup Incremental: copia arquivos modificados/criados após último backup completo ou incremental.
Ou seja...
• compleTO = TOdos!
• DiferenCial = Desde o último Completo!
• InCremental = deste o último Incremental ou Completo!
BIZU: Totó Decóico.
RESUMO:
1) COMPLETO/FULL: como o próprio nome já diz, CÓPIA COMPLETA.
2) DIFERENCIAL: apenas das últimas modificações em relação ao último backup completo (full).
3) INCREMENTAL: Faz a cópia das últimas alterações em relação ao último backup.
--------------------------------------
GABARITO - LETRA B.
O procedimento de backup descrito no texto é o Backup incremental.
Aqui está a explicação:
- O backup incremental realiza o backup dos arquivos que foram alterados desde o último backup, seja ele um backup completo ou o último procedimento incremental. Portanto, na segunda execução, ele faz o backup dos arquivos que foram alterados desde o último backup completo ou incremental. Na terceira execução, ele realiza o backup dos arquivos alterados desde o último backup completo ou incremental, e assim por diante.
- O backup diferencial, por outro lado, faria o backup de todos os arquivos que foram alterados desde o último backup completo, ignorando backups intermediários.
Portanto, o procedimento descrito é o de Backup incremental.
Fonte: ChatGPT
GAB - B
TIPO DE BACKUP:
- COMPLETO: SALVA TODOS OS ARQUIVOS
- DIFERENCIAL: SALVA ARQUIVOS ALTERADOS APÓS O ÚLTIMO COMPLETO <----------
- INCREMENTAL: SALVA ARQUIVOS ALTERADOS DESDE O ÚLTIMO
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo