Com relação aos trechos acima, obtidos de bulas de medicamen...
Bula 2: O trandolapril é absorvido muito rapidamente após a administração oral. A quantidade absorvida varia de 40% a 60% da dose administrada, e não é afetada pela ingestão de alimentos. O pico da concentração plasmática máxima de trandolapril é observado 30 minutos após a administração.
De acordo com as informações apresentadas nas bulas 1 e 2, o captopril apresenta maior biodisponibilidade e, portanto, é mais potente que o trandolapril.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: E - errado
Tema central da questão:
A questão aborda a biodisponibilidade e a potência de dois medicamentos, o captopril e o trandolapril, ambos usados no tratamento de condições cardiovasculares. Biodisponibilidade refere-se à fração da dose administrada de um fármaco que atinge a circulação sistêmica e está disponível para ter efeito no organismo. Já a potência é a quantidade de medicamento necessária para produzir um efeito terapêutico desejado. Para resolver essa questão, é necessário compreender essas definições e como elas se aplicam aos dados apresentados nas bulas dos medicamentos.
Justificativa para a alternativa correta:
A afirmação apresentada no item é de que o captopril tem maior biodisponibilidade e, portanto, é mais potente que o trandolapril. No entanto, a biodisponibilidade e a potência são conceitos distintos e não diretamente correlacionados. A biodisponibilidade diz respeito à quantidade do medicamento que entra na circulação sistêmica. Nas bulas, foi informado que a absorção do captopril é de 75%, enquanto a do trandolapril varia entre 40% e 60%. Embora o captopril tenha maior biodisponibilidade, isso não implica que ele seja mais potente.
Potência está relacionada à dose eficaz, ou seja, a quantidade de fármaco necessária para atingir o efeito desejado, e não diretamente à biodisponibilidade. Não há informações suficientes nos textos para determinar a potência relativa entre os medicamentos apenas com base na biodisponibilidade. Portanto, a afirmação de que captopril é mais potente por ter maior biodisponibilidade está errada.
Análise das alternativas:
C - certo: Esta alternativa está incorreta, pois a afirmação de que maior biodisponibilidade leva a maior potência não é válida sem informações adicionais sobre a dose eficaz e outros fatores farmacodinâmicos. A biodisponibilidade não determina sozinha a potência de um medicamento.
E - errado: Esta é a alternativa correta. A afirmação sobre maior biodisponibilidade implicando em maior potência está equivocada, já que a potência de um medicamento depende de vários fatores, não apenas da quantidade que atinge a circulação sistêmica.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Potencia # Biodisponibilidade.
O choro é livre!
Lula não!
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo