Analise as seguintes afirmativas:1. A variação sazonal na te...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2286784 Geografia

Analise as seguintes afirmativas:


1. A variação sazonal na temperatura é maior no interior dos continentes do que no litoral, porque a água do mar tem maior capacidade térmica do que a Terra.

2. As correntes oceânicas são impulsionadas pelos ventos superficiais e pelas diferenças na turbidez da água e na condutividade. Os ventos e as correntes oceânicas transferem energia dos trópicos para as altas latitudes.

3. Os padrões globais de temperatura são determinados pela variação latitudinal na radiação solar, bem como pelos padrões de circulação oceânica e pela distribuição dos continentes.


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A questão acima tem como tema os fatores e elementos climáticos e suas influências na dinâmica atmosférica global.

Nela, o candidato precisa julgar três afirmações sobre o tema e assinalar a alternativa que indique quais das assertivas estão corretas.

Feito isso, vamos à análise das assertivas:

1. A variação sazonal na temperatura é maior no interior dos continentes do que no litoral, porque a água do mar tem maior capacidade térmica do que a Terra.

A afirmação está correta. A variação sazonal que é a diferença entre as maiores e menores temperaturas, tem algumas variações de acordo com a região. No interior do continente, por conta da ausência da influência do mar no clima, a diferença entre a maior e menor temperatura será maior. Isso é justificado pelo fator continentalidade, em que durante o dia, o Sol aquece rapidamente a superfície terrestre gerando altas temperaturas, mas durante a noite, há uma inversão da situação, pois sem o Sol não há nenhum fator que leva ao aquecimento da região, o que causa uma grande diminuição da temperatura, levando à uma grande variação sazonal. Já no litoral a situação se inverte, uma vez que a água do mar demora bastante para se aquecer, por conta do seu alto calor específico. Sendo assim, isso significa que as águas oceânicas precisam de muito calor para se aquecer, ou seja, o seu processo de aquecimento dura bastante tempo. Sendo assim, só durante a noite essa água aquece, e por meio dos ventos oceânicos, a brisa do mar sai aquecida o que impede uma queda brusca na temperatura na região. Portanto, em áreas litorâneas que sofrem o efeito da maritimidade temos uma baixa variação sazonal da temperatura.
2. As correntes oceânicas são impulsionadas pelos ventos superficiais e pelas diferenças na turbidez da água e na condutividade. Os ventos e as correntes oceânicas transferem energia dos trópicos para as altas latitudes.

A afirmação está errada. Correntes marítimas ou oceânicas são grandes porções de água que se deslocam pelos oceanos de um ponto a outro e que possuem características semelhantes de temperatura e salinidade. Essas correntes ela são formadas e impulsionadas por três fatores diferentes: primeiro pelas marésés que consiste no movimento de subida e descida das águas dos oceanos, provocado sobretudo pela ação que a força gravitacional da Lua, satélite natural da Terra, exerce sobre a superfície oceânica somada à rotação do planeta; o segundo fator são os ventos e massas de ar que se deslocam sobre a superfície dos mares e oceanos e que influenciam na dinâmica e deslocamento das correntes marítimas; e por fim, o terceiro fator é composto pelas águas subsuperficiais mais frias e que dispõem de maior grau de salinidade do que as águas das camadas superficiais dos oceanos, o que faz com que elas sejam mais densas. Essa diferenciação na densidade cria um processo chamado de circulação termohalina (referente à temperatura e salinidade), que corresponde à descida das águas frias e densas e à subida das águas quentes e com menor teor de sal, gerando assim a movimentação característica das correntes marítimas. Tendo em vista esses três fatores, considera-se que condutividade e turbidez da água não influenciam diretamente na dinâmica de circulação das correntes marítimas. Por fim, cabe destacar também que as correntes oceânicas não necessariamente transfere energia dos trópicos para as altas latitudes, uma vez que correntes oceânicas frias - formadas em regiões polares - também podem transferir energia, através do seu deslocamento, para regiões de baixas latitudes. 

3. Os padrões globais de temperatura são determinados pela variação latitudinal na radiação solar, bem como pelos padrões de circulação oceânica e pela distribuição dos continentes.
A afirmação está correta. As temperaturas existentes em todos os climas globais dependem sim desses fatores. A Latitude - ou variação latitudinal, conforme destaca a afirmação - exerce uma influência importante na temperatura, uma vez que por conta da inclinação do eixo da Terra, o Sol não ilumina o Planeta de maneira igual. Desse modo, regiões mais próximas da Linha do Equador tendem a receber uma maior incidência solar provocando maiores temperaturas, e regiões de altas latitudes - que estão distantes da Linha do Equador - recebem uma menor quantidade de energia solar provocando menores temperaturas. Outro fator importante e também citado na assertiva refere-se à circulação oceânica, ou, pelas correntes marítimas que são capazes de influenciar na quantidade de umidade presente em uma região. Correntes marítimas quentes formadas na zona tropical do planeta, próxima da Linha do Equador, é uma área que recebe uma maior quantidade de calor solar. Por conta disso são menos densas e, por essa razão, deslocam-se pela camada superficial do oceano e a velocidades mais elevadas do que as das correntes frias. Por serem quentes, a água evapora mais rápido e provoca um grande aumento na umidade levando à uma maior quantidade de chuvas. Já correntes frias - formadas nas regiões polares - são correntes mais densas que se deslocam em subsuperfície e mais lentamente do que as correntes quentes. Por serem frias, tem uma menor capacidade de evaporar e dificulta a formação de umidade na região, levando a mesma a ter um clima bastante seco. Por fim, é citado a distribuição dos continentes, que também tem uma relação mais direta com a Latitude, em que continentes mais distantes da Linha do Equador, tendem a serem mais frios, e continentes mais próximos tendem a serem mais quentes.
Como as afirmação corretas são 1 e 3, a alternativa correta é a Letra C.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Alguém explica essa alternativa B?

correntes oceânicas são principalmente impulsionadas pelos ventos, diferenças de densidade (causadas por variações na temperatura e salinidade da água) e a força de Coriolis, não pela turbidez da água ou condutividade.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo