Uma das razões que fazem da cidade um lugar especialmente pr...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q411837 Sociologia
Uma das razões que fazem da cidade um lugar especialmente propício ao estudo das instituições e da vida social em geral é que, nas condições da vida urbana, as instituições se desenvolvem diante dos nossos olhos: os processos de seu desenvolvimento são acessíveis à observação e, definitivamente, à experimentação.

R. E. Park. A cidade como laboratório social, 1929 apud
Charles-Henry Cuin; François Gresle. História da Sociologia.
São Paulo: Ensaio, 1994. p.192. (com adaptações).

Considerando as teorias, os métodos e as técnicas da sociologia urbana, julgue os itens de 77 a 81.

A sociologia urbana, de matriz norte-americana, surgiu após a Segunda Guerra Mundial e estuda objetos como marginalização, diferenciação e estratificação social.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A resposta correta para a questão é: Errado (E).

Tema da questão:

O tema desta questão é a sociologia urbana e seu desenvolvimento histórico e teórico. A citação de Robert E. Park destaca a cidade como um ambiente propício para o estudo das instituições e da vida social, dada a visibilidade dos processos de desenvolvimento urbano.

Compreendendo a questão:

A questão afirma que a sociologia urbana de matriz norte-americana surgiu após a Segunda Guerra Mundial. Para resolvê-la, é necessário ter conhecimento sobre a origem e o desenvolvimento da sociologia urbana e suas principais áreas de estudo.

Justificando a alternativa correta (Errado):

A sociologia urbana, especialmente a de matriz norte-americana, não surgiu após a Segunda Guerra Mundial. Ela começou a se desenvolver no início do século XX, muito antes do fim da guerra. Este campo foi significativamente impulsionado por estudiosos da Escola de Chicago, como Robert E. Park, que já em 1929 se referia à cidade como um "laboratório social".

A Escola de Chicago foi pioneira no estudo da vida urbana e fez importantes contribuições para a sociologia urbana, focando em temas como marginalização, diferenciação e estratificação social. Portanto, a afirmação de que a sociologia urbana surgiu após a Segunda Guerra Mundial está incorreta.

Alternativas incorretas:

A questão afirma que a sociologia urbana surgiu após a Segunda Guerra Mundial, porém, como discutido, ela teve suas raízes muito antes desse período. Esta incorreção torna a alternativa "Errado" a correta. Se a afirmação estivesse correta, a alternativa "Certo (C)" seria a escolha, mas este não é o caso aqui.

Espero ter esclarecido sua dúvida sobre este tema. Caso tenha mais perguntas ou precise de mais explicações, estou à disposição!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

O erro da questão está na data. A sociologia urbana norte-americana, baseada na chamada "Escola de Chicago", teve início no final do século XIX e início do XX, portanto, antes da segunda-guerra mundial.

Escola de Chicago - contexto histórico

A Escola Sociológica de Chicago, ou Escola de Chicago, surgiu nos Estados Unidos, na década de 1910, por iniciativa de sociólogos americanos que integravam o corpo docente do Departamento de Sociologia da Universidade de Chicago, fundado pelo historiador e sociólogo Albion W. Small. Tanto o Departamento de Sociologia como a Universidade de Chicago receberam inestimável ajuda financeira do empresário norte-americano John Davison Rockefeller. Entre 1915 e 1940, a Escola de Chicago produziu um vasto e variado conjunto de pesquisas sociais, direcionado à investigação dos fenômenos sociais que ocorriam especificamente no meio urbano da grande metrópole norte-americana.

Com a formação da Escola de Chicago inaugura-se um novo campo de pesquisa sociológica, centrado exclusivamente nos fenômenos urbanos, que levará à constituição da chamada Sociologia Urbana como ramo de estudos especializados.

A primeira geração de sociólogos da Escola de Chicago foi composta por Albion W. Small; Robert Ezra Park (1864-1944); Ernest Watson Burgess (1886-1966); Roderick Duncan McKenzie (1885-1940) e William Thomas (1863-1947). Foram eles que elaboraram o primeiro programa de estudos de sociologia urbana. Nas décadas seguintes, outros colaboradores se destacaram: Frederic Thrasher (1892-1970), Louis Wirth (1897-1952) e Everett Hughes (1897-1983).

Contexto histórico

O surgimento da Escola de Chicago está diretamente ligado ao processo de expansão urbana e crescimento demográfico da cidade de Chicago no início do século 20, resultado do acelerado desenvolvimento industrial das metrópoles do Meio-Oeste norte-americano.

Como decorrência desse processo, Chicago presenciou o aparecimento de fenômenos sociais urbanos que foram concebidos como problemas sociais: o crescimento da criminalidade, da delinquência juvenil, o aparecimento de gangues de marginais, os bolsões de pobreza e desemprego, a imigração e, com ela, a formação de várias comunidades segregadas (os guetos).

Todos esses problemas sociais (na época se utilizava o termo "patologia social") se converteram nos principais objetos de pesquisa para os sociólogos da Escola de Chicago. O mais importante a destacar é que os estudos dos problemas sociais estimularam a elaboração de novas teorias e conceitos sociológicos, além de novos procedimentos metodológicos.

Renato Cancian

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo