Como característica do gênero apresentado, temos, no texto, ...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Modo Imperativo: Expressa ordem. "Coloque", "Bata"
Modo Imperativo: Manifesta uma ordem, um conselho, um pedido, uma advertência ou uma súplica. Agora, o sujeito da oração é orientado a fazer algo.
Gab- C
O texto injuntivo ou instrucional está pautado na explicação e no método para a concretização de uma ação, ou seja, indicam o procedimento para realizar algo, por exemplo, uma receita de bolo, bula de remédio, manual de instruções, editais e propagandas.
Com isso, sua função é transmitir para o leitor mais do que simples informações, visa sobretudo, instruir, explicar, todavia, sem a finalidade de convencê-lo por meio de argumentos.
A partir disso, note que são textos o quais incitam a ação dos destinatários, controlando, assim, seu comportamento, ao fornecer instruções e indicações para a realização de um trabalho ou a utilização correta de instrumentos e/ou ferramentas.
A linguagem dos textos injuntivos é simples e objetiva. Um dos recursos linguísticos marcantes e recorrentes desse tipo de texto, é a utilização dos verbos no imperativo, de modo a indicar uma “ordem”, por exemplo, na receita de bolo: “misture todos os ingredientes”; bula de remédio “tome duas cápsulas por dia”; manual de instruções “aperte a tecla amarela”; propagandas “vista essa camisa”.
Exemplos :
- Bula de remédio
-Manual de instrução
- Receita
https://www.todamateria.com.br/texto-injuntivo/
MODO VERBAL
Antes de começar nosso estudo sobre tempos verbais precisamos entender o conceito de modos verbais. Quando falamos de tempos verbais, estamos nos referindo ao presente, passado e futuro. Já os modos verbais são três e estudaremos os tempos de cada um deles:
• Indicativo: é quando expressamos uma certeza absoluta de um fato. São seis os tempos verbais do indicativo – presente, pretérito perfeito, pretérito imperfeito, pretérito mais que perfeito, futuro do presente e futuro do pretérito.
• Subjuntivo: é quando temos um fato duvidoso ou uma hipótese. Neste caso temos o presente, o pretérito imperfeito, o pretérito mais que perfeito e o futuro.
• Imperativo: quando desejamos exprimir uma ordem. Pode ser afirmativo ou negativo.
Modo imperativo e normalmente dicas de algo
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo