A questão social no Brasil reflete as desigualdades estrutur...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3184280 Serviço Social
A questão social no Brasil reflete as desigualdades estruturais que impactam diversos aspectos da vida da população, como acesso à saúde, educação e trabalho. Dados recentes do IBGE (2022) e de relatórios da OXFAM destacam que o país apresenta uma das maiores concentrações de renda do mundo, com os 10% mais ricos se apropriando de cerca de 58% da renda total. Além disso, a informalidade no mercado de trabalho atinge mais de 38% dos trabalhadores, conforme a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua). Com base nesse cenário, analise as afirmativas a seguir.

I. A concentração de renda no Brasil é um reflexo histórico de desigualdades estruturais, mas tem se reduzido significativamente na última década devido às políticas de transferência de renda.
II. A informalidade no mercado de trabalho não agrava a precarização das condições de vida, pois grande parte desses trabalhadores tem acesso a direitos básicos, como a saúde.
III. A questão social no Brasil está intrinsecamente ligada à insuficiência de políticas públicas que promove a inclusão social e enfrentam as desigualdades regionais e raciais.
IV. Embora a renda média no Brasil venha aumentando, as disparidades regionais e setoriais ainda mantêm grande parte da população em situação de vulnerabilidade social.

Está correto o que se afirma em
Alternativas