Marque a alternativa INCORRETA.

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1730978 Português
TEXTO 
O texto abaixo servirá de base para responder a questão.


A ESCRITA ATRAVESSA O TEMPO

(1º§) Podemos saber hoje o que se escreveu há milhares de anos, há cinquenta anos, há quatro anos, há dois anos, ontem, e até o que você escreveu há alguns minutos atrás. Enfim, tudo se sabe de uma civilização, de uma cultura por conta da escrita no curso do tempo!

(2º§) Se você guardar as folhas de papel em que escreveu, seus netos, futuramente, poderão saber o que você escreveu hoje! Nessa visão, a escrita se perpetua no tempo, atravessando dias, semanas, meses, anos e séculos!

(3º§) Já a fala, que possibilita emitir uma mensagem mais rápida, não fica registrada, portanto, essa vai mesmo com o vento! Não é mesmo?

(4º§) Sabemos com certeza o que os gregos, por exemplo, escreveram 500 anos antes de Cristo, mas tudo que sabemos sobre o que os gregos falavam entre eles, no dia a dia, são apenas suposições. O vento levou as palavras faladas, mas deixou os registros gráficos!

(FARACO, Carlos Alberto e TEZZA, Cristóvão. Oficina de texto. Petrópolis: Vozes, 2003, p.11.) - (Adaptado)
Marque a alternativa INCORRETA.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Aqui temos uma típica questão sem assunto definido, já que a banca expõe várias assertivas para que o candidato averigue qual delas está incorreta entre as corretas.

Assim, em A temos já uma afirmação incoerente, já que o 1º e o 3º parágrafos até começam ambos com o verbo “poder" no tempo presente do indicativo. Porém, no 1º parágrafo, ele conjugado na primeira pessoa do plural; já no 3º, ele está conjugado na terceira pessoa do singular, tanto que concorda diretamente com o substantivo “fala".

Em B, tudo está correto, já que o segundo parágrafo se inicia com “se", que é a conjunção condicional por excelência em nossa gramática.

 A alternativa C também é coerente, já que as expressões verbais “se perpetua" e “é perpetuada", no contexto das orações expostas, possuem total equivalência de sentido.

Por fim, em D há uma inverdade, haja vista que uma frase nominal não poderia ter em si um verbo como o título “a escrita atravessa o tempo", em que o verbo atravessar está mais do que explícito.

Agora, por fim, temos um problema, já que a banca considera o gabarito como sendo a letra D, mas não parece ter reparado que listou duas alternativas incorretas, já que a letra A também não está certa. Logo, a questão deveria ter sido anulada.


Gabarito da Banca: Letra D.

Gabarito do professor: Questão a ser anulada por não ter uma, mas duas alternativas incorretas.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Acredito que haja duplo gabarito A e D

A) "O (1º§) e o (3º§) iniciam com o mesmo verbo"

(1º§) Podemos saber hoje e (3º§) Já a fala, que possibilita emitir 

D) O título do texto exemplifica uma frase nominal

A ESCRITA ATRAVESSA O TEMPO

A questão pede a alternativa incorreta:

Gabarito letra D

O título do texto exemplifica uma frase nominal.

Acho que há varios fatores para A esta certa tb, mesmo verbo, singular tb, porém isso fica para o profis neh

GABARITO A

Desde quando "já" é verbo?

Essa questão precisa ser anulada!!

"O §1 e o 3º começam com o mesmo verbo, (...)". Já tá errado aí: o §1 inicia com o verbo "Podemos"; enquanto que o §3 inicia com o advérbio "Já".

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo