O Centro de Dados (CD) de um órgão público passou por alguma...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1933280 Arquitetura de Computadores
O Centro de Dados (CD) de um órgão público passou por algumas reformas e recebeu o acréscimo de alguns itens à sua infraestrutura para aumentar sua resiliência. Atualmente o CD possui geradores com tanques de combustível externos para reabastecimento, nobreaks e aparelhos de refrigeração redundantes. Apesar dessas redundâncias, os serviços do CD ficam indisponíveis quando há interrupções não planejadas ou falhas graves em seu único sistema de distribuição elétrica.
De acordo com os níveis de classificação Tier do Uptime Institute, o CD do órgão público está classificado no tier:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: C - Tier II.

Para compreender a resposta correta, é necessário entender os níveis de classificação Tier do Uptime Institute para Centros de Dados. Esses Tiers variam de I a IV e representam padrões para a infraestrutura e capacidade de um data center suportar operações ininterruptas. Eles consideram aspectos como redundância de componentes, capacidade de manutenção e falhas sistêmicas.

No caso do enunciado, a infraestrutura descrita indica a presença de redundâncias em alguns componentes, como geradores e sistemas de refrigeração, mas evidencia uma falha crítica no que diz respeito à distribuição elétrica, que é única e causa indisponibilidade dos serviços quando há interrupções não planejadas ou falhas graves.

Um data center Tier II inclui componentes de redundância, mas apenas de maneira parcial. Isso significa que ainda existem pontos de falha que podem levar o sistema a ser interrompido. A ausência de um sistema de distribuição elétrica redundante é consistente com a definição de um Tier II do Uptime Institute, pois enquanto existe alguma redundância, não é suficiente para evitar a indisponibilidade em certos cenários de falha.

A escolha da alternativa C - Tier II é apropriada porque considera que, apesar das redundâncias implementadas, a falha no único sistema de distribuição elétrica reduz a resiliência do data center a um nível que não atende aos requisitos dos Tiers mais altos, que exigem redundância completa em todos os sistemas críticos.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Classificação TIA 942

 

Tier 1 – Básico: nesta classificação, não existe redundância nas rotas físicas e lógicas. As alimentações elétricas dos equipamentos, também, não apresentam redundância, se houver falha na alimentação pode ocasionar interrupção total ou parcial das operações.

  • Pontos de falhas: falta de energia no Data Center. Falha nos equipamentos das operadoras ou roteadores e switches. Qualquer interrupção na interligação física nas áreas ER, MDA, HDA, ZDA e EDA;
  • Downtime: 28.8 hr/ano (99.671%);

 

Tier 2 – Componentes redundantes: Apresentam módulos redundantes todos os equipamentos do Data Center (e Operadoras), os dispositivos LAN-SAN e cabeamentos Backbones para os switches. São necessárias duas caixas de acesso para telecomunicações até o ER, módulos de UPS’s redundantes N+1 (expressão para Número de equipamentos “mais” 1 de backup) e gerador elétrico para suprir toda a carga. Não é necessária redundância no serviço de entrada de distribuição de energia. O sistema de refrigeração é projetado para funcionamento contínuo 24x7 com redundância N+1.

  • Pontos de falha: defeitos no sistema de ar condicionado ou energia podem comprometer todos os componentes do Data Center;
  • Downtime: 22 hr/ano (99.749%);

 

Tier 3 – Sistema Auto-sustentado: Será atendida por, no mínimo, duas operadoras com cabos independentes. Terão duas salas de entrada (ER), com no mínimo, vinte metros de separação. Estas salas não compartilharão equipamentos de telecomunicações e estarão protegidas por sistema contra incêndio, sistemas de energia e ar condicionado distintos. Existirão caminhos físicos redundantes entre as (ER), MDAs e HDAs, ativos críticos como storages deverão ter redundância, e pelo menos redundância elétrica N+1.

  • Pontos de falha: qualquer catástrofe nos MDAs ou HDAs , interrompera os serviços;
  • Downtime: 1.6 hr/ano (99.982%);

 

Tier 4 – Tolerante a falhas: todo cabeamento será redundante e protegido por caminho fechado, dispositivos ativos de energia de alimentação redundantes. Provisão de comutação automática para dispositivo de Backup. É recomendado MDA secundário, em zona de proteção contra incêndio, fisicamente separadas e alimentação separada. Não é necessário caminho duplo até o EDA, terá provisão elétrica 2(N+1). O prédio será alimentado por, pelo menos, duas alimentações de energia de empresas públicas, a partir de diferentes subestações. O sistema de HVAC deverá contar com inúmeras unidades de ar condicionado para manter a temperatura e umidade do ar, das áreas críticas, nos padrões projetados.

  • Pontos de Falha: se o MDA primária falhar e não houver secundária. Se a HDA primária falhar e não houver HDA secundaria;
  • Downtime: 0,4 hr/ano (99.995%).

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo