Diversas classificações têm sido propostas para os diurético...
Os inibidores da anidrase carbônica apresentam ação diurética intensa devido à modulação do ritmo de filtração glomerular, modificando o fluxo plasmático renal.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
O tema central da questão é a ação diurética dos inibidores da anidrase carbônica. Para resolvê-la, é importante ter conhecimento sobre a classificação dos diuréticos, seus mecanismos de ação e o impacto dessas ações no sistema renal.
A alternativa correta é E - errado.
Os inibidores da anidrase carbônica não apresentam ação diurética intensa devido à modulação do ritmo de filtração glomerular. Na verdade, esses fármacos atuam principalmente no túbulo proximal do néfron, inibindo a enzima anidrase carbônica, o que leva a uma diminuição na reabsorção de bicarbonato, sódio e água.
Esse mecanismo reduz a reabsorção de bicarbonato e sódio, mas a ação diurética não é considerada intensa, especialmente quando comparada a outros diuréticos como os diuréticos de alça ou tiazídicos. Além disso, essa classe de diuréticos não tem um efeito significativo na modulação do ritmo de filtração glomerular ou no fluxo plasmático renal, como mencionado erroneamente na alternativa.
Por isso, a afirmação da questão está incorreta e a alternativa correta é E.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Inibem a enzima anidrase carbónica, responsável pela conversão de água e dióxido de carbono em ácido carbônico.
Esta inibição permite reduzir a secreção de H+ para o túbulo proximal do rim, evitando a reabsorção de sódio. Este fato justifica-se pela existência de um transporte ativo (antiporte) que ocorre entre o H+ (em direção ao túbulo) e o Na+ (em direção à célula). O sódio vai ser mais excretado e, uma vez que a reabsorção de água está diretamente dependente da de sódio, aumenta também a excreção de água.
o efeito adverso mais importante é acidose metabolica
Diuréticos de alça > Tiazídicos > Inibidores da anidrase carbônica.
Os 2 primeiros causam alcalose metabólica, devido à excreção dos ions H+ ( podem causar), enquanto o último pode causar acidose devido a eliminação dos íons HCO3-.
A principal indicação dos inibidores da anidrase carbônica, como a acetazolamida, é para os casos de Glaucoma. Existem diuréticos mais potentes que são preferencialmente utilizados como anti-hipertensivos.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo