O senhor A.L.B, 78 anos, portador de Diabetes mellitus, foi ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1244269 Medicina
O senhor A.L.B, 78 anos, portador de Diabetes mellitus, foi conduzido pelo SAMU após regulação para a Unidade Hospitalar mais próxima de sua residência com queixa de dores epigástricas, vômitos sanguinolentos e fezes enegrecidas há 24 horas, sudorese profusa, palidez cutaneomucosa +++/+4, obnubilado, PA 60 X 40 mmHg. Relata a acompanhante, senhora J.M.B, 79 anos, que seu marido faz uso de Insulina NPH, tem histórico de AVC isquêmico há três anos, e que ingeriu 3 (três) comprimidos de AAS de 100mg devido às dores no estômago. O médico assistente, após constatar o estado geral comprometido do senhor A.L.B e seu exame de hemograma, considera que o paciente terá que se submeter à administração de sangue e/ou derivados, em razão de ter havido hemorragia digestiva alta significativa, e que, por isso, está correndo risco de morte. Asenhora J.M.B de forma incisiva afirma que são testemunhas de jeová e que jamais permitirá esse procedimento. Contrariando a esposa do senhor A.L.B, o médico assistente prescreve Concentrado de Hemácias. Diante do caso, analise as proposições.
I- O médico agiu de acordo com o Código de Ética Médica, uma vez que: “no processo de tomada de decisões profissionais, de acordo com seus ditames de consciência e as previsões legais, o médico aceitará as escolhas de seus pacientes, relativas aos procedimentos diagnósticos e terapêuticos por eles expressos, desde que adequadas ao caso e cientificamente reconhecidas”. II- O médico não agiu corretamente, uma vez que: “nas situações clínicas irreversíveis e terminais, o médico evitará a realização de procedimentos diagnósticos e terapêuticos desnecessários e propiciará aos pacientes sob sua atenção todos os cuidados paliativos apropriados”. III- O médico não comete desvio ético ao “deixar de obter consentimento do paciente ou de seu representante legal após esclarecê-lo sobre o procedimento a ser realizado, salvo em caso de risco iminente de morte”.
É CORRETO o que se afirma em:
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A resposta correta é a alternativa C. O médico não comete desvio ético ao deixar de obter o consentimento do paciente ou de seu representante legal após esclarecê-lo sobre o procedimento a ser realizado, salvo em caso de risco iminente de morte. Nesse caso, o paciente apresenta um quadro grave de hemorragia digestiva alta significativa, correndo risco de vida iminente. Portanto, a administração de sangue e/ou derivados é necessária para a sua sobrevivência, visto que sem ela ele poderia vir a falecer. O médico tem a obrigação moral de salvar a vida do paciente e, nessa situação, o consentimento dos familiares pode ser dispensado. Além disso, a escolha dos familiares é inválida, uma vez que não é considerada adequada e cientificamente reconhecida para o caso em questão.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo