O termo diabetes usado no texto é genérico, enquanto diabete...
em cada 100 mil, taxa essa que passou para 24 a cada 100 mil em
2006. Os dados se referem à população entre 20 e 74 anos.
Ângela Pinho. Folha de S. Paulo, 20/11/2009 (com adaptações).
Com referência a diabetes e obesidade e às informações do texto
acima, julgue os itens seguintes.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é C - certo.
Vamos entender melhor o tema da questão. O texto aborda o aumento das taxas de mortalidade por diabetes no intervalo de 1996 a 2006, destacando a faixa etária de 20 a 74 anos. Em relação a isso, a questão faz uma afirmação sobre a especificidade do termo "diabetes" e a prevalência do diabetes melito tipo 2.
Diabetes Melito do Tipo 2 é uma condição crônica que resulta de graus variáveis de resistência à insulina, o que significa que o corpo não utiliza a insulina de forma eficaz. Este é o tipo de diabetes mais comum e representa a maioria dos casos de diabetes em adultos.
Na questão, a afirmação de que mais de 80% dos casos de diabetes são do tipo 2 está correta. De fato, estudos e dados epidemiológicos indicam que a ampla maioria dos casos de diabetes em adultos é do tipo 2, relacionados frequentemente a fatores de estilo de vida, como obesidade e sedentarismo.
Assim, a questão reflete corretamente a realidade epidemiológica e fisiopatológica da diabetes, justificando que a alternativa correta é C.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A não especificidade quanto a diabetes no texto, acabou ocasionando uma indeterminação.
Pode ser Diabetes tipo 1 ou tipo 2.
SETENÇA: enquanto diabetes melito do tipo 2 refere-se a doença que, em geral, resulta de graus variáveis de resistência à insulina e abrange mais de 80% do total de casos de diabetes.
Certo
*forma mais comum da doença
*defeito nas funções das celulas beta
*Fatores genéticos e ambientais
*não insulino dependente
*Defeito na secreção da insulina.
Classificação do diabetes melito
O diabetes melito pode ser classificado em alguns tipos, conforme sua causa etiológica. Independentemente do tipo e da causa do diabetes, todos são caracterizados pelo mesmo resultado final: a hiperglicemia. O quadro clínico e o tratamento sofrem variações conforme a causa básica fisiopatológica de cada tipo de diabetes. A seguir, há uma breve explicação sobre cada um dos tipos conforme a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), que serão detalhados nos próximos capítulos desta seção.
Tipo 1
Corresponde a 5 a 10% dos casos de diabetes melito, sendo causado pela destruição das células beta pancreáticas, que ficam incapazes de secretar insulina de forma suficiente para manter a normoglicemia. É a apresentação mais comum no caso de crianças e adolescentes.
Subdivide-se em:
Tipo 1A: causa autoimune, ou seja, na vigência de autoanticorpos positivos (90% dos • • ■ ■ casos de diabetes melito tipo 1)
Tipo 1B: causa idiopática (10% dos casos de diabetes melito tipo 1)
Diabetes autoimune latente do adulto (LADA): uma forma lentamente progressiva de diabetes por destruição do pâncreas por autoanticorpos.
Tipo 2
Corresponde a 90 a 95% dos casos de diabetes, causado pela resistência à insulina em um indivíduo com incapacidade pancreática de manter os níveis séricos de insulina altos o suficiente para vencer essa resistência e manter a normoglicemia. Trata-se da causa mais comum de diabetes melito na atualidade, uma vez que estudos mostram que até 25% da população saudável apresenta quadros de resistência à insulina, sendo, portanto, a capacidade de secreção pancreática o fator diferencial entre aqueles pacientes que irão ou não evoluir para a hiperglicemia (ou seja, para o diabetes melito).
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo