A imunoprofilaxia (vacinação) é considerada o método mais e...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q738591 Veterinária

A imunoprofilaxia (vacinação) é considerada o método mais eficiente e seguro para o controle das doenças infecciosas dos animais domésticos.

Com relação à vacinação de bovinos e equinos, é incorreto afirmar:

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa C é a incorreta e, portanto, a resposta correta para a questão.

Vamos entender por que esta afirmação está incorreta:

C - A vacinação contra tétano em bovinos é obrigatória e deve ser realizada a partir dos seis meses de idade, com reforço anual.

No Brasil, a vacinação contra tétano não é considerada obrigatória para bovinos. Na prática, o tétano não é uma doença que exige vacinação obrigatória em bovinos. A vacinação costuma ser mais frequentemente realizada em equinos, que estão mais suscetíveis a essa doença, especialmente em casos de ferimentos ou cirurgias.

Agora, vamos analisar por que as outras alternativas estão corretas:

A - A vacinação contra brucelose é obrigatória no Brasil para fêmeas bovinas entre 3 a 8 meses de idade, em dose única.

Essa afirmação está correta. No Brasil, a vacinação contra a brucelose é obrigatória para as fêmeas bovinas em dose única, sendo aplicada entre os 3 e 8 meses de idade. É uma medida importante para o controle da doença, que pode afetar tanto os animais quanto os humanos.

B - A vacinação contra botulismo (Clostridium botulinum tipos C e D) em bovinos é medida fundamental para o controle da enfermidade, mas deve ser associada às outras medidas de controle.

Correto. A imunização contra botulismo é crucial, especialmente em regiões onde a doença é prevalente. Contudo, a vacinação deve ser complementada com outras medidas de manejo, como controle da qualidade da alimentação, para ser eficaz.

D - A vacinação contra influenza em equinos reduz a gravidade e a propagação da doença. Os animais jovens precisam ser vacinados a cada seis meses, e as éguas prenhes devem ser vacinadas no final da gestação.

Esta alternativa também está correta. A vacinação contra a influenza equina é uma prática recomendada, pois ajuda a reduzir a gravidade dos sintomas e a disseminação do vírus. É uma prática comum vacinar os animais jovens a cada seis meses e as éguas prenhes no final da gestação para proteger tanto a mãe quanto o potro.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Vacina contra tétano não é obrigatória. Somente RAIVA

Depende, Gabriel! Raiva só é obrgatória na zona perifocal em casos de focos de raiva. Brucelose e Febre Aftosa sim, são obrigatórias com exceção do estado de Santa Catarina que é livre de FA sem vacinação e tem prevalência baixa para brucelose.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo