O crescimento da indústria jornalística, no século XIX, se d...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2016 Banca: IF-PE Órgão: IF-PE Prova: IF-PE - 2016 - IF-PE - Jornalista |
Q670568 Jornalismo
O crescimento da indústria jornalística, no século XIX, se deve a quê?
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Vamos analisar a questão sobre o crescimento da indústria jornalística no século XIX e compreender a alternativa correta.

Tema central da questão: A questão aborda os fatores que impulsionaram o desenvolvimento do jornalismo no século XIX. Para resolvê-la, é necessário entender o contexto histórico e as transformações tecnológicas e sociais da época.

Alternativa Correta: B - À melhoria nos métodos de produção e distribuição, ao crescimento da alfabetização e à abolição nos impostos.

Justificativa: No século XIX, a indústria jornalística experimentou um crescimento significativo devido a vários fatores:

  • Melhoria nos métodos de produção e distribuição: As inovações tecnológicas, como a prensa rotativa, permitiram a produção em massa de jornais, tornando-os mais acessíveis.
  • Crescimento da alfabetização: Com mais pessoas sabendo ler, a demanda por jornais aumentou.
  • Abolição de impostos sobre jornais: A redução ou eliminação de impostos facilitou a circulação e acessibilidade dos jornais.

Análise das alternativas incorretas:

A - Linhas de crédito e instituição de impostos específicos para as empresas do setor e à abertura de escolas para jornalistas: Não foram fatores primordiais para o crescimento do jornalismo na época. Na verdade, a abolição de impostos foi um dos fatores de crescimento.

C - Método de produção melhor, estatização do gerenciamento e corte nos impostos: Embora a melhoria na produção e corte de impostos sejam relevantes, a estatização não foi um fator. O crescimento foi mais impulsionado por iniciativas privadas.

D - Normatização da escrita jornalística e crescimento da publicidade: Embora importantes, esses fatores não foram os principais impulsionadores do crescimento no século XIX.

E - Maior eficiência na distribuição dos jornais e revistas e cobrança de tributos baseada na quantidade de jornalistas empregados: A eficiência na distribuição é um ponto válido, mas a cobrança de tributos não é um fator que contribuiu para o crescimento.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

GABARITO: LETRA B

 

"Durante o século XIX, a indústria jornalística adquiriu um aspecto crescentemente comercial, procurando aumentar a circulação como um meio de implementar a renda gerada através das vendas de anúncios e comerciais. Sua rápida expansão tornou-se possível pela melhoria dos métodos de produção e distribuição, bem como pelo crescimento da alfabetização e abolição dos impostos."

 

Livro: Decidindo o que é notícia: os bastidores do telejornalismo. Alfredo Eurico Vizeu Pereira Jr. 4. ed. - EDIPUCS, 2005. p.39 

O barateamento dos cursos, fruto também da abolição dos impostos sobre a impressão, conjugado com o aumento populacional e com um sistema de educação que fez declinarem os números do analfabetismo, tornaram possível a implantação da imprensa de negócios a partir de 1830, com seu desenvolvimento após 1875 (Marcondes Filho, 1989).

"O jornalismo enquanto atividade remunerada desenvolveu-se durante o século XIX, na sequência de um processo complexo de industrialização da sociedade, escolarização, urbanização, avanços tecnológicos e a implantação de regimes políticos em que o princípio da liberdade de imprensa se tornou sagrado (O›Boyle,1968; Schudson, 1978; Schiller, 1979; Ferenczi, 1993)." (TRAQUINA, p. 73)

Fonte: Nelson Traquina Teorias do Jornalismo Volume II A tribo jornalística – uma comunidade interpretativa transnacional

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo