O aumento da expectativa de vida, somado à diminuição da tax...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1244273 Medicina
O aumento da expectativa de vida, somado à diminuição da taxa de natalidade, trouxe um aumento da população idosa em todo o mundo: a média de vida saltou de 49,5 anos, em 1972, para mais de 63 anos, hoje. Segundo as projeções da OMS para o Brasil, daqui a 15-20 anos, a população idosa será de 32 a 35 milhões de pessoas. São consideradas idosas as pessoas com mais de 60 anos. (Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/cd05_19.pdf/ acesso em 07 de agosto de 2019).
Diante desse quadro, avalie as proposições.
I- Os idosos tornam-se menos vulneráveis à violência intradomiciliar na medida em que necessitem de menos cuidados físicos ou não apresentem dependência física e/ou mental. II- Quanto maior a dependência física e/ou mental, maior o grau de vulnerabilidade do idoso sofrer violência doméstica. III- O convívio familiar estressante e a evidência de cuidadores despreparados agravam a situação da violência doméstica contra o idoso.
É CORRETO o que afirma em:
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A resposta correta é a alternativa E - II e III. A proposição II é verdadeira, pois idosos que possuem dependência física e/ou mental são mais vulneráveis à violência doméstica, já que podem depender do cuidado de terceiros. Já a proposição III também é verdadeira, já que um convívio familiar estressante e cuidadores despreparados podem agravar a situação de violência doméstica. A proposição I, por outro lado, é falsa, já que idosos que necessitam de menos cuidados físicos não se tornam necessariamente menos vulneráveis à violência doméstica.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo