Dois jornais se notabilizaram no Brasil dos anos 1950: o Úl...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2016 Banca: IF-PE Órgão: IF-PE Prova: IF-PE - 2016 - IF-PE - Jornalista |
Q670570 Jornalismo
Dois jornais se notabilizaram no Brasil dos anos 1950: o Última Hora, por defender o governo de Getúlio, e a Tribuna da Imprensa, por atacá-lo. Os proprietários desses jornais foram, respectivamente,
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa Correta: A - Samuel Wainer e Carlos Lacerda.

Tema Central: A questão aborda a história da imprensa brasileira nos anos 1950, destacando a relação dos jornais com o governo de Getúlio Vargas. O conhecimento necessário para resolver essa questão inclui entender o papel dos jornais "Última Hora" e "Tribuna da Imprensa" durante esse período e seus respectivos proprietários.

Justificativa da Alternativa Correta:

A alternativa A é a correta porque identifica corretamente Samuel Wainer como o proprietário do jornal Última Hora, que era conhecido por defender o governo de Getúlio Vargas. Por outro lado, Carlos Lacerda era o dono do jornal Tribuna da Imprensa, famoso por criticar duramente o governo getulista. Essa polarização entre os dois jornais e seus proprietários reflete a divisão política e ideológica daquele período no Brasil.

Análise das Alternativas Incorretas:

B - Carlos Lacerda e Assis Chateaubriand: Esta alternativa está incorreta porque, embora mencione Carlos Lacerda corretamente como proprietário do Tribuna da Imprensa, não é Assis Chateaubriand o proprietário do Última Hora, mas sim Samuel Wainer.

C - Assis Chateaubriand e Octávio Frias: Esta alternativa erra ao afirmar que Assis Chateaubriand e Octávio Frias eram os proprietários dos jornais mencionados no enunciado. Chateaubriand foi um importante magnata da comunicação, mas não tinha relação direta com esses dois jornais específicos. Octávio Frias também não é relevante para essa questão.

D - Octávio Frias e Samuel Wainer: A opção está incorreta pois Octávio Frias não era proprietário de nenhum dos jornais mencionados. Samuel Wainer realmente possuía o Última Hora, mas a associação com Frias é equivocada.

E - Cesare Civita e Assis Chateaubriand: Esta alternativa está incorreta, pois, embora Assis Chateaubriand seja uma figura importante na mídia do Brasil, ele não era proprietário dos jornais em questão. Cesare Civita era um editor importante, mas também não está relacionado com os jornais citados no enunciado.

Estratégia para Interpretação: Ao abordar questões de história da mídia, é útil associar personalidades e veículos de comunicação com seu contexto histórico e político. Identificar o papel que os jornais e seus proprietários desempenhavam pode ajudar a eliminar alternativas incorretas e encontrar a resposta certa.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

GABARITO: LETRA A

 

O jornal Última Hora foi um empreendimento de Samuel Wainer, a partir de 1951, com o objetivo de se tornar um periódico oficioso, com caráter popular e de grande circulação, diante da retomada de poder por Getúlio Vargas, em eleições diretas.

 

A Tribuna da Imprensa, fundada em 1949 por Carlos Lacerda, teve um papel relevante durante o segundo governo de Getúlio Vargas. Ferrenho opositor do então presidente, Lacerda sugeriu, em editorial, que o presidente renunciasse ao cargo. Com o suicídio de Vargas, o jornal foi invadido por simpatizantes de Getúlio e empastelado.

 

Fontes: 

- Conceito e história do Jornalismo brasileiro na “Revista de Comunicação”. Antonio Hohlfeldt, Rafael Rosinato Valles. EDIPUCRS, 2008.

- Observatório da Imprensa. Edição 514. 02/12/2008.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo