A concordância nominal foi realizada em desacordo com a norm...
O ser humano não consegue relaxar e precisa estar ocupado o tempo todo
1 O ser humano não consegue relaxar e simplesmente refletir, então precisa estar com a mente ocupada o tempo inteiro. A afirmação vem de um estudo conduzido por uma equipe da Universidade de Tübingen (Alemanha). Os cientistas conduziram uma série de experimentos com cerca de 250 pessoas.
2 Os autores do estudo notaram que ficar submerso nos próprios pensamentos pode ajudar na resolução de problemas, aumentar a criatividade, aprimorar a imaginação e contribuir para um senso de autoestima. No entanto, o ser humano tende a rejeitar essa atividade (ou melhor, essa inatividade).
3 Acontece que a maioria das pessoas é mais propensa a buscar distrações. Os smartphones inevitavelmente tornaram isso ainda mais comum e contribuíram para a perda do hábito de refletir. Algumas pessoas simplesmente acham difícil passar tempo com seus próprios pensamentos, especialmente se existe uma tendência ao pessimismo.
4 Nos experimentos, os cientistas pediram aos participantes que estimassem até que ponto eles gostariam de sentar sozinhos e pensar por 20 minutos, proibidos de usar um smartphone, ler ou passear. De acordo com os resultados, cada um deles achou que o prazer em deixar suas mentes vagar era muito maior do que esperavam.
5 Os participantes também foram solicitados a comentar sobre como estavam se sentindo no meio das sessões ou após a conclusão. Foi unânime: os indivíduos disseram que sua satisfação foi maior do que eles esperavam. Isso indica que o ato de relaxar e refletir é subestimado, mas ainda há pesquisas a serem feitas para entender melhor como se dá essa relação.
Fonte: The Guardian
Disponível em: https://canaltech.com.br/saude/o-ser-humano-nao-consegue-relaxar-e-precisa-estar-ocupado-o-tempo-todo-entenda-222477/
A concordância nominal foi realizada em desacordo com a norma culta na opção:
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito C.
"Em anexo" é um adjunto adverbial de modo, então deve ser invariável
Sobre a E, sempre deve ficar no feminino singular ""torna-se imperioso ressaltarmos que a referida expressão somente se considera adequada quando está expressa no feminino, visto que equivale à “vista”, com o sentido de “olho”"
Veja mais sobre "Haja vista ou Haja visto?" em: https://brasilescola.uol.com.br/gramatica/haja-vista-ou-haja-visto.htm
A alternativa em que a concordância nominal foi realizada em desacordo com a norma culta é:
C. As listas dos participantes do estudo científico vão em anexos.
OBS.: Na norma culta, o correto seria "vão em anexo", pois "anexo" deve concordar com "as listas". Na frase correta, "anexo" é um advérbio e, portanto, invariável, não concordando com o substantivo "listas".
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo